TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo A Terra: Uma Introdução à Geologia física

Monografias: Entendendo A Terra: Uma Introdução à Geologia física. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  1.671 Visualizações

Página 1 de 3

1° Fichamento

Nome: Ricardo Honorato dos Santos Carmo

Turma: Engenharia civil 6° período

Entendendo a Terra: Uma introdução à Geologia física

Introdução

A terra é considerada um planeta dinâmico e complexo, e continua sofrendo alterações desde a sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Ela é um planeta singular do nosso sistema solar, pois nela há vida, oceanos de água e uma atmosfera amigável.

Alguns fatores tais como; a distância do sol, a evolução do interior da terra, crosta, oceanos e atmosfera, foram responsáveis pela a vida na terra, porem os mesmos continua afetando a evolução da vida. Em virtude das interações entre seus diversos componentes, a terra é considerada um complexo sistema uma combinação de partes relacionadas que interagem de modo organizado.

Os principais subsistemas da terra são atmosfera, hidrosfera, biosfera, litosfera, manto e núcleo. Os seres humanos são parte do sistema terrestre e só a nossa presença já é suficiente para afetar esse sistema em alguma medida. Sendo assim, é extremamente importante o entendimento da geologia, pois devemos saber como as nossas ações afetam o equilíbrio entre esses sistemas.

O que é Geologia?

Geologia é definida como o estudo da terra. Em geral é dividida em duas grandes áreas: Geologia física e Geologia histórica. A geologia física estuda os materiais da terra, tais como os minerais e as rochas, e os processos que acontecem no interior da terra e na sua superfície. A geologia histórica estuda a origem e a evolução da terra, seus continentes, oceanos, atmosfera e vida.

Praticamente, cada aspecto da geologia apresenta alguma relevância econômica ou ambiental, enquanto alguns geólogos trabalham na obtenção de recursos minerais e energéticos, outros se dedicam na resolução de problemas ambientais. Engenheiros geólogos ajudam a identificar áreas seguras para a localização de barragens, usinas de energia e projetos de construções resistentes a terremotos. Os geólogos também fazem previsões de terremotos e erupções.

A Geologia e a experiência humana

Vária pessoas se surpreendem com a extensão de nossa dependência diária da geologia e, também, pelas inúmeras referências a geologia nas artes plásticas, música e literatura. A geologia também desempenha importante papel na história. Guerras já foram travadas pelo controle de recursos naturais, como petróleo, gás, ouro, prata, diamante e outros minerais de valor. Em táticas militares, são utilizados elementos naturais, tais como; rios e montanhas.

Como a Geologia afeta o nosso dia-a-dia

A magnitude dos fenômenos ou desastres naturais, são as conexões mais óbvias, as conexões entre geologia e os fatos econômicos e políticos são menos aparentes, mas igualmente significativos.

Fenômenos naturais

Não podemos impedir fenômenos naturais devastadores, mas quanto mais os conhecermos, será possível prevê-los e minimizar a gravidade de seus impactos.

Econômico e político

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com