TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicólise

Artigo: Glicólise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

1. GLICÓLISE

1.1– Qual é o objetivo da glicólise?

Fazer o catabolismo da glicose, ou seja, fazer a quebra das moléculas de glicose para a produção de energia para os metabolismos intracelulares.

1.2 – Onde ocorre?

A glicólise ocorre no citoplasma das células.

1.3 – Quais são as substancias formadas após a glicólise?

Após a glicólise com uma molécula de glicose otêm-se 2 NADH (nicotinamida-adenina dinucleotídeo – o NAD tem a função de carregar os íons H+ no meio intracelular); 2 piruvato; 2 ATP (adenosina trifosfato) e 2 H2O.

1.4 – Qual a diferença entre glicólise aeróbica e a glicólise anaeróbica?

No metabolismo aeróbico são sintetizadas moléculas de ATP necessárias para as atividades de longa duração. Ele usa o oxigênio para converter os nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), para ATP. Este sistema é um pouco mais lento do que os sistemas anaeróbios, dependendo do sistema circulatório para o transporte de oxigênio para os músculos para tal produção de energia. Utilizado principalmente durante exercícios de resistência, que é geralmente menos intensa e pode continuar por longos períodos de tempo. Quando a célula não possui oxigênio suficiente, a produção de energia ocorre por via anaeróbica, que também pode ser chamada de fermentação. Esse processo ocorre nos tecidos musculares que estão em esforço intenso, privados em oxigênio e nas hemácias, pois estas não possuem mitocôndrias.

2. CICLO DE KREBS

2.1-Qual objetivo do ciclo de Krebs?

O Ciclo de Krebs, também conhecido como Ciclo do Ácido Cítrico,é um conjunto de reações com objetivo de tirar o carbono (CO2) da molécula, e é iniciado quando o Piruvato, originado da glicólise, é transportado para o interior da mitocôndria pelo acetil coenzima A (CoA). Nessa passagem ocorre a descarboxilação do Piruvato, que libera uma molécula de CO2 e hidrogênio, transformando-se em acetil (2C). Essa transformação ocorre duas vezes, pois o Piruvato é liberado em dobro ao final da glicólise. Os átomos de hidrogênio liberados são capturados pelo NAD e FAD, que se transformam em NADH e FADH2.

2.2-Quais são as substancias formadas durante o ciclo de Krebs?

Os produtos formados durante o ciclo de Krebs são duas moléculas de ATP, 3 moléculas NADH e 1 FADH2 (dinucleótido de flavina e adenina – FAD tem a mesma função do NAD, que é de transportar íons H+, sendo que o FAD carrega 2 íons H+), e CO2 a serem eliminadas do organismo.

2.3-Qual é a primeira e ultima molécula do ciclo?

O primeiro produto do ciclo é um citrato ou ácido cítrico, já o termino do ciclo é caracterizado pela geração do oxaloacetao.

3. CADEIA RESPIRATÓRIA E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA

3.1- Onde ocorre?

A Cadeia Respiratória, também conhecida como transportadora de elétrons, ocorre nas cristas mitocondriais, com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com