TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO USO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO DE CASO NUM COMÉRCIO DE ILUMINAÇÃO

Artigo: ANÁLISE DO USO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO DE CASO NUM COMÉRCIO DE ILUMINAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  4.832 Palavras (20 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 20

ANÁLISE DO USO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO DE CASO NUM COMÉRCIO DE ILUMINAÇÃO

Resumo

Gustavo Anderson Gimenes Deboleto1 Rosemar José Hall2

Fábio Mascarenhas Dutra3

Reginaldo José da Silva4

Com novo contexto do mercado globalizado, as empresas, vêem-se obrigadas a profissionalizar e aprimorar ainda mais os processos de gerenciamento de suas organizações. O uso do Orçamento Empresarial em uma empresa de pequeno porte pode ser um diferencial competitivo, dessa forma este trabalho tem por objetivo ve- rificar a utilização do Orçamento Empresarial para a gestão do seu negócio. Para tanto se buscou identificar as abordagens teóricas que dão suporte à análise. E estruturou-se uma pesquisa junto a uma empresa de pequeno porte, especificamente segmentada no comercio varejista de iluminação. Verificando a ferramenta do Orçamen- to Empresarial, como fonte de planejamento e controle das tomadas de decisões dentro do meio organizacional da empresa. Os resultados demonstraram que a empresa utiliza as técnicas do Orçamento Empresarial, mas de forma limitada, entretanto não há um acompanhamento entre o previsto e o realizado.

Palavras-chave: Orçamento Empresarial, Planejamento, Controle.

Resumen

Con el nuevo contexto de mercado global, las empresas se ven obligadas a profesionalizar y mejorar aún más los procesos de gestión de sus organizaciones. Usando presupuesto empresarial en una pequeña empresa puede ser un diferenciador competitivo, por lo que este trabajo tiene como objetivo verificar el uso de presupuesto em- presarial para la gestión de su negocio. Para tratar de identificar tanto los enfoques teóricos que sustentan el aná- lisis. Y este punto de vista fue una encuesta de una pequeña empresa, dirigido específicamente a la iluminación de la venta al por menor. Comprobación herramienta presupuesto empresarial, como fuente de la planificación

1Mestrando, Professor no Curso de Ciências Contábeis - UNIGRAN

2Doutorando, Professor na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia – FACE/UFGD.

ISSN: 2316-3992

Comunicação & Mercado/UNIGRAN - Dourados - MS, vol. 01, n. 04, p. 98-114, jan-jul 2013

ANÁLISE DO USO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE 99

y el control de la toma de decisiones en el entorno de la organización de la empresa. Los resultados mostraron que la empresa utiliza las técnicas de presupuesto empresarial, pero de una manera limitada, sin embargo no hay seguimiento entre predicho y se dio cuenta.

Palabras clave: Presupuesto Negocios, Planificación, Control.

3Mestrando, Professor no Curso de Administração e Ciências Contábeis - UNIGRAN 4Mestre, Professor no Curso de Ciências Contábeis e Administração – UNIGRAN

Comunicação & Mercado/UNIGRAN - Dourados - MS, vol. 01, n. 04, p. 98-114, jan-jul 2013

G. DEBOLETO, GUSTAVO ANDERSON Et Al 100

INTRODUÇÃO

Diante de um novo contexto do mercado globalizado e devido à grande competitividade mercantil, as empre- sas, pressionadas pela concorrência acirrada e pela redução de suas margens lucrativas, vêem-se obrigadas a profissionalizar e aprimorar ainda mais os processos de gerenciamento financeiro e orçamentário de suas organiza- ções. Neste panorama a qual as organizações em um modo geral estão inseridas, existe a necessidade de aplicar às abordagens teóricas que suportem o uso do Orçamento Empresarial em empresas de pequeno porte. Analisando e demonstrando a importância da administração orçamentária no processo de gestão de uma organização.

Frezatti (2004, p.123) afirma que são necessárias mudanças significativas na gestão de atividades, mudanças estas desde novos instrumentos de gestão à mudança de comportamento humano, dentro da organização. “Em muitos casos esta é uma evolução significativa que oferece contribuições para suporte aos gerentes”.

Na busca da redução dos impactos causados por estas mudanças internas e externas junto ao seu panorama econômico, as empresas, percebem que a utilização ferramentas de controle que são cada vez mais indispensá- veis nesta ótica de mercado competitivo (FELISBINO, 2003). Elas precisam desenvolver estratégias de crescimen- to e inovação, tornando-as mais flexíveis, ao ponto de poderem reestruturar-se mais rapidamente em situações onde ocorreram mudanças (LUNKES apud SANTINI, 2004).

Partindo dessa premissa, ter uma estratégia torna-se fundamental para ser competitivo num mercado globa- lizado, já que definindo as estratégias certas, estabelecendo políticas apropriadas e aprimorando o sistema de gestão, permitirá à organização a correta aplicação dos recursos financeiros. Sendo essas estratégias necessárias para o desenvolvimento com sucesso de um negócio. (LUNKES apud SANTINI, 2004).

O sucesso de um empreendimento é para Welsh (1989), definido pela eficácia dos processos administrativos com que o negócio é gerido. Ressalta ainda que os processos administrativos nada mais sejam, do que o posicio- namento organizado da administração geral da organização por meio de procedimentos, aplicações de técnicas, tomadas de decisões e do esforço de indivíduos, almejando alcançar o objetivo em comum da organização.

Ainda sobre a ótica de Welsch (1989, p.19), destaca-se que:

[...] um dos enfoques mais importantes utilizados para facilitar a execução eficaz do pro- cesso da administração compreende o planejamento e o controle de lucros em termos amplos (preparação de orçamentos para fins administrativos).

Segundo considerações de Welsch apud Santini (2004), o Orçamento Empresarial das empresas assume o papel de ser um posicionamento organizado da administração geral da organização, por meio de procedimentos administrativos, e deve ter como base o planejamento e controle de resultados, através do qual se torna presente à coordenação efetiva e posicionada do controle dinâmico das operações das empresas.

Santini (2004, p.13) completa suas alegação destacando através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com