TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemodinamica

Tese: Hemodinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Tese  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades:

Atividade 1

Mariana está no 3º ano de Enfermagem e está fazendo iniciando o estágio em um consultório médico, realizando a triagem dos pacientes que chegam para consultar, dentre as suas tarefas de triagem está a verificação da pressão arterial do paciente. Como é o seu primeiro dia de estágio, um profissional da Saúde explica como deve ser o procedimento para a verificação da P.A. do paciente, dentre as orientações que chamou a atenção de Mariana foi que, segundo o profissional da Saúde, Mariana deveria achar a “veia radial” para colocar o estetoscópio para auscutar a pulsação.

Mariana ficou um pouco confusa, pois estas informações não correspondiam ao que ela estava aprendendo na faculdade.

Com base no relato anterior, responda as seguintes questões:

a) Você como profissional da saúde, como explicaria corretamente para Mariana o procedimento para a verificação da P.A.? (Explique todo o procedimento).

Primeiro diria a Marina que para medir a P.A temos que localizar uma artéria, não uma veia pois esta tem maior calibre e passa mais sangue.

Com o aparelho, procuramos medir dois níveis de pressão – máximo e mínimo – em centímetros ou milímetros de mercúrio. Assim, quando dizemos que uma pessoa apresenta pressão de 12 cm por 8 cm (o mesmo que 120 mm por 80 mm), queremos explicar que o coração, ao bater na sístole, impulsiona o sangue pelas artérias com pressão igual à exercida por 12 cm (ou 120 mm) de uma coluna de mercúrio; e, que, na diástole, ao relaxar a musculatura cardíaca, a pressão arterial cai para 8 cm (ou 80 mm).

A pressão arterial não é constante no decorrer do dia: em repouso ou dormindo, com os vasos relaxados, ela tende a cair; e a subir quando fazemos esforço físico, estamos agitados, nervosos ou submetidos a condições de estresse.

Por isso, é muito importante que a pressão seja medida com aparelho aferido regularmente, que o manguito seja inflado devagar e que seja adequado ao diâmetro do braço. Por exemplo, crianças precisam medir a pressão com manguitos menores e pacientes obesos, com manguitos mais largos para evitar erros de medida.

Além desses, é preciso tomar os seguintes cuidados ao medir a pressão:

- Você deve estar sentado e o aparelho ajustado em seu braço à altura do coração. Não falar, e descansar de 5 a 10 minutos em ambiente calmo, antes de efetuar a medida;

-Você não deve ter praticado exercício ou realizado esforço físico nos últimos 60 a 90 minutos;

-Você não deve ter ingerido bebidas alcoólicas, alimentos ou fumado nos últimos trinta minutos

-Você não deve estar com a bexiga cheia nem com as pernas cruzadas.

b) Segundo o Ministério da Saúde como é classificada a P.A. em adultos (classificação de acordo com a Pressão arterial sistólico e diastólica).

Classificação

Pressão máxima (cm)

Pressão mínima (cm)

Ótima <12,0 e <8,0

Normal <13,0 e <8,5

Limítrofe 13,0 a 13,9 ou 8,5 a 8,9

Hipertensão

Estágio 1 (leve) 14,0 a 15,9 ou 9,0 a 9,9

Estágio 2 (moderada) 16,0 a 17,9 ou 10,0 a 10,9

Estágio 3 (grave) 18,0 ou mais ou 11,0 ou mais

Essa tabela é referência para adultos maiores de 18 anos.

CASO CLÍNICO

Identificação: Janete; Idade: 45 anos; Sexo: Feminino Profissão: Diarista; Estado civil: casada e mãe de 4 filhos; Raça: branca; Residência: Foz do Iguaçu, Bairro Porto Belo.

HAD (história da doença atual) - a paciente foi alertada de suspeita de sedr hipertensa durante a visita do agente comunitário de saúde; embora fosse totalmente assintomático, foi agendado para uma consulta na Unidade Básica de Saúde.

Na consulta, informou que, eventualmente, sentia um pouco de tontura, mas não valorizava este fato, pois relacionava este fato com a sua profissão que é muito desgastante e de serviço pesado. A pressão arterial verificada na consulta foi de 190 x 110 mmHg (média de 3 medidas).

Antecedentes pessoais: É fumante, mas relatou que está diminuindo o número de cigarros por dia, de 20 cigarros/dia diminuiu para 10 cigarros/dia. Relata que gosta de tomar cerveja e comer churrasco no final de semana. Não sabe se é diabético, mas informa que já teve colesterol alto e que tem casos de diabetes na família.

Antecedentes familiares: Mãe era diabética e hipertensa, morreu de infarto aos 76 anos. Tem um irmã de 35 anos com problemas no coração.

Exame físico:

Altura: Peso: 1,55cm / 87kg

Pulso: 82bpm (cheio e irregular)

PA: 190 x 110 mmHg (média de 3 medidas)

Mucosas: NDN (normocorada)

Fonte: Ministério da Saúde

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com