TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENDIMENTO DE ARRITMIAS CARDÍACAS NOS PROCEDIMENTOS DE HEMODINÂMICA

Por:   •  26/4/2017  •  Artigo  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 17

ATENDIMENTO DE ARRITMIAS CARDÍACAS NOS PROCEDIMENTOS DE HEMODINÂMICA

Marlene de Fátima dos Santos*

Rita de Cássia Fernandes Grassia**

  1. Introdução

As arritmias são eventos adversos frequentes em Medicina Intensiva, e contribui significativamente para morbidade e mortalidade. Sua ocorrência varia de acordo com a patologia cardíaca, especificamente no caso de pacientes submetidos aos procedimentos de hemodinâmica, sua prevalência e gravidade estão relacionadas as condições clínicas prévias atuais e consequente necessidade de abordagem terapêutica. (1)

As arritmias cardíacas ou ritmos anormais do coração são distúrbios cardíacos ocasionados por alterações na formação e/ou condução do impulso elétrico, através do tecido do miocárdio que podem causar sérios riscos à vida, assim também modificar a origem e/ou a difusão fisiológica do estimulo elétrico do coração, motivo pelo qual têm no eletrocardiograma o método de escolha para seu estudo e diagnóstico. (2)

Os distúrbios cardíacos são caracterizados pela alteração da frequência ou ritmo dos batimentos cardíacos e podem ocorrer por várias razões. (3)

As unidades de hemodinâmica (UHDs) são recentes, tanto como um serviço de apoio para diversas áreas da medicina, e também para a atuação do enfermeiro. Além disso, são unidades em constante avanço científico e tecnológico, o que tem contribuído para a complexidade dos processos de trabalho nesse setor de saúde.

___________________________

*Enfermeira. Discente do Curso de Especialização em Enfermagem de Cardiologia e Hemodinâmica da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (FEHIAE).

**Enfermeira. Doutorada na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Docente da FEHIAE.

Para atender as demandas dos serviços de hemodinâmica, tem se exigido do enfermeiro um perfil motivado a aperfeiçoar conhecimentos e habilidades para enfrentar constantes mudanças. (4)

O enfermeiro que trabalha em UHD desenvolve atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa. Faz parte de sua atuação o cuidado direto ao paciente, sendo responsável pela assistência integral. Durante a realização dos procedimentos, o enfermeiro deve estar atento a possíveis intercorrências. Posteriormente às intervenções, fazem-se as orientações e o encaminhamento dos pacientes para a recuperação. O enfermeiro desenvolve funções de liderança, gerenciamento de recursos humanos e materiais, o que exige tomada de decisões rápidas e precisas. (4)

Considerando-se as diferentes funções que são desenvolvidas em um serviço de hemodinâmica e angiografia, exige-se do enfermeiro especialista em hemodinâmica versatilidade para o desempenho de suas funções. À vista de qualquer intercorrência, a qualquer momento do atendimento, a presença do enfermeiro é indispensável. Dentre as funções desenvolvidas, algumas exigem tomadas de decisão rápida e precisa. Espera-se que esse profissional seja um líder, com capacidade gerencial de recursos humanos e materiais, além de conhecimento técnico-científico. A responsabilidade do enfermeiro especialista em hemodinâmica em gerenciar a equipe, muitas vezes não se limita somente à enfermagem, mas também a outros profissionais como equipes da radiologia, médica, secretárias, higiene e limpeza e da nutrição e dietética. Outro grande desafio é como manter equipe motivada e atualizada e ao mesmo tempo gerenciar os recursos materiais. Há necessidade de se conhecer os equipamentos que são de alto custo e de alta complexidade operacional, e os materiais que são igualmente de alto custo, de alta radioatividade, de modelos, formas e tamanhos variados e que fazem parte do cotidiano desse profissional. Existe a necessidade do enfermeiro, que atua em serviços de hemodinâmica e angiografia ter conhecimento total para administrar esse setor de alta complexidade e que se desenvolve rapidamente. (5)

        É determinante o papel da enfermagem que identifica fatores de risco, realiza programas de educação em saúde efetivos, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde da população. (6)

A monitorização do eletrocardiograma (ECG) é usada para monitorar a frequência cardíaca de um paciente, avaliar os efeitos de uma doença ou lesão sobre a função cardíaca, avaliar a função do marca-passo, avaliar a resposta a medicações (como antiarrítmicos) e/ou obter um registro basal antes, durante e depois de um procedimento médico. (7) 

Através da monitorização do ECG pode se proporcionar diversas informações a respeito das condições do paciente como: a orientação do coração no tórax, distúrbios de condução, efeitos elétricos de medicação e eletrólitos, a massa do músculo cardíaco e a presença de dano isquêmico. (7)

O enfermeiro através do monitoramento do traçado do ECG deverá ser competente, para saber identificar os principais ritmos cardíacos anormais do paciente na sala de procedimento, saber a história detalhada do paciente, investigar prévias de débito cardíaco diminuído, como síncope, fadiga, desconforto torácico, palpitações, dispnéia e sudorese. Cada sintoma dever ser avaliado em relação à duração e intensidade. É importante monitorizar e anotar os sinais vitais continuamente, principalmente o ritmo cardíaco, documentar arritmias com o ECG de 12 derivações para rastrear a arritmia, administrar antiarrítmicos como prescrito, auxiliar na cardioversão e desfibrilação elétrica, fornecer oxigênio, monitorizar os pulsos periféricos, a cor e a temperatura das extremidades.

  1. Objetivo

Identificar as principais arritmias cardíacas durante os procedimentos de hemodinâmica com base em dados na literatura.

  1. Método

  1. Tipo de estudo

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo em perspectiva quantitativa, realizado, através da revisão de literatura nacional.

A revisão bibliográfica de literatura ajuda nas fundações para um estudo significativo para a enfermagem, sendo uma tarefa inicial crucial. A revisão de literatura proporciona aos leitores os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre um tópico e esclarece a importância do novo estudo. (8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (212.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com