TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de fungo no ar

Artigo: Identificação de fungo no ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  361 Visualizações

Identificação de Fungo no ar

Objetivo

A realização do estudo partiu de uma pesquisa experimental com o intuito de isolar e identificar as espécies da microbiota fúngica anemófila, com o objetivo de verificar a existência ou não de fungos no ar atmosférico, sob as condições de gravidade, que consiste em expor uma placa de Petri com Ágar Sabouraud a um metro do chão, sendo um local úmido e com pouca ventilação. Tendo como finalidade identificar sua classificação, sendo fungo filamentoso ou levedura.

Fundamento

A escolha do meio de cultura é uma etapa muito importante no processo de identificação de fungo em uma amostra. Dentro desse contexto, o meio usado foi Ágar Sabouraud, que trata-se de meio com nutrientes que, devido às altas concentrações de carboidratos, favorece o crescimento de diversos fungos leveduriformes e filamentosos. Essa técnica permite verificar a variação sazonal e os fungos mais frequentes nessa via de dispersão, mas não possibilita quantifica-los.

As placas de cultura têm a desvantagem de poderem ser rapidamente cobertas por contaminantes do ambiente e de as colônias de fungos que nelas se formam não indicarem a quantidade real do número de esporos por unidade de volume de ar, por isso a exposição tem que ser limitada a poucos minutos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com