TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incompatibilidade Farmacotecnica

Dissertações: Incompatibilidade Farmacotecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 4

Medicamentos que atuam no sistema reprodutor

Métodos Contraceptivos

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como , camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonalinjetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.

Dentre tantos métodosdisponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais,necessidades reprodutivas, saúde, etc.

É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.

Dentre os métodos contraceptivos há osque são reversíveis e os que sãoirreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários,são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Osmétodos irreversíveis,também conhecidos como definitivos,são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

Os métodos contraceptivos sãoclassificados em cinco grupos:

• Métodos comportamentais

- Tabelinha;

- Temperatura basal;

- Muco cervical (método Billings);

- Coito interrompido.

• Métodos de barreira

- Camisinha;

- Diafragma;

-Esponjas;

- Espermicidas;

. Dispositivo intrauterino (DIU)

. Contracepção hormonal

- Contraceptivos orais;

- Contraceptivos injetáveis;

- Implantes;

- Anel vaginal;

- Adesivos cutâneos; entre outros

Reposição Hormonal Feminina

Embora seja uma fase natural da vida para todas as mulheres, a menopausa - fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrógeno e progesterona .

De acordo com o Comitê de Nomenclaturas da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, a menopausa é a fase em que a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo.

Os principais sintomas que identificam a menopausa começam a acontecer entre 45 e 55 anos.

Os principais sintomas dessa fase são a parada das menstruações, ondas de calor e suores noturnos, insônia, diminuição no desejo sexual, irritabilidade, depressão, osteoporose, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e memória. Esses sinais podem variar de mulher para mulher.

A diminuição na produção hormonal na menopausa aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e da osteoporose.

Reposição Hormonal Masculina

A deficiência androgênica (diminuição da produção do hormônio masculino) está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, dos homens com 80 anos.

Durante o envelhecimento, ocorre uma diminuição lenta e gradual dos níveis de testosterona. Com isso podem surgir sintomas que podem indicar a necessidade de reposição hormonal em uma parcela dos homens.

Os principais sintomas que podem sugerir a reposição hormonal são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com