TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A ANATOMIA

Exames: Introdução A ANATOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 12

2- Desenvolvimento

2.1- Introdução ao Estudo da Anatomia Humana.

Anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas.

Anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo humano e é considerada como fundamento de toda a arte da medicina. Embora, o interesse da anatomia implique a estrutura dos órgãos, estrutura e função relacionam-se intimamente, como anatomia e fisiologia. E com os grandes avanços da tecnologia, que descobriu um método fantástico, no caso o Microscópio meio que possibilitou analisar mais profundamente o corpo humano, que acabou desenvolvendo ciências que embora constituem especializações , são ramos da anatomia, como:

• Citologia: Que é o estudo das células, da sua anatomia (conjunto de organelas), conteúdos orgânicos (proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos), citoesqueletos, sais minerais e água tudo que há vida;

• Histologia: Que é estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos;

• Embriologia: É a parte da Biologia que estuda a formação, o desenvolvimento e as alterações distócicas que podem acometer os embriões, deste a sua formação até o seu nascimento, no interior do organismo materno, ou melhor, resumindo, é um estudo do desenvolvimento do individuo;

• Anatomia: Radiológica: Que é o estudo do corpo usando as propriedades dos raios X e constitui, com a Anatomia de Superfície, a base morfológica das técnicas de exploração clínica;

• Anatomia Antropológica: Que se ocupa dos tipos raciais;

• Anatomia Biotipológica ou Constitucional: Que se ocupa dos tipos morfológicos constitucionais;

• Anatomia Comparativa: Que é o estudo de diferentes espécies animais com particular enfoque ao desenvolvimento ontogenético (desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até a idade adulta) e filogenético (história evolutiva de uma espécie ou qualquer outro grupo taxonômico;

• Anatomia da Superfície: Que estuda a projeção de órgãos e estruturas profundas na superfície do corpo, é de grande importância para a compreensão da semiologia clínica (estudo e interpretação do conjunto de sinais e sintomas observados no exame de um paciente);) dos diferentes órgãos.

Portanto a anatomia é a ciência que estuda a forma, a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.

O estudo da anatomia se dá através de métodos de dissecação de peças de cadáveres formalizados. É a metodologia consagrada no meio anatômico, podendo, nos dias de hoje, variar em alguns componentes da solução fixadora de tecidos ou órgãos.

A importância de estudar cada parte microscopicamente do corpo humano é que o corpo é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades.

Os sistemas que, em conjunto compõem o organismo do individuo são os seguintes:

• Sistema Tegumentar

• Sistema esqueletico

• Sistema Muscular

• Sistema Nervoso

• Sistema Circulatorio

• Sistema Respiratorio

• Sistema Digestivo

• Sistema Urinario

• Sistema Genital(Masculino e Femenino)

• Sistema endócrino

• Sistema sensorial.

Alguns sistemas podem ser agrupados formando os aparelhos:

 Aparelho locomotor: constituído pelos sistemas esquelético, articular e muscular;

 Aparelho urogenital: constituído pelos sistemas urinário e genital (masculino ou feminino)

3. Conceito de Variação Anatômica e Normal

As descrições anatômicas obedecem, necessariamente um padrão que já incluem a possibilidade das variações. Este padrão corresponde ao que ocorre na maioria dos casos ao que é mais freqüente;

Podemos, então chamar de normal ou padrão anatômico o individuo que apresenta todas as partes que constituem o corpo humano localizadas em local correto. A simples observação de um agrupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. Estas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isso traga prejuízo funcional para o indivíduo

Por isso é sempre importante aprofundar sempre mais no estudo da anatomia, pois na maioria das matérias de estudos não são as mesmas reprodução exata de um Atlas ou de livros.

4. Anomalia e monstruosidade

Na variação anatômica não há prejuízo da função, no entanto pode ocorrer variações morfológicas que determinam perturbação funcional. No caso da Anomalia as variações morfológicas acarretam prejuízo funcional e na questão mais grave que é a da Monstruosidade, a anomalia acentuada se torna incompatível com a vida.

5 .Fatores Gerais de Variação

As variações anatômicas devem ser acrescidas do conjunto de fatores gerais de variação, que corresponde à idade, sexo, raça, biótipo e evolução.

5.1- Idade: é o tempo de duração de uma vida. Anatomicamente é possível observar modificações anatômicas, tanto intra como extra-uterina, bem como nos principais períodos em que cada fase se subdivide:

5.1.1 Fase Intra-uterina

1 – Ovo – 15 primeiros dias;

2 – Embrião – até o fim do 2º mês;

3 – Feto – até o 9º mês.

5.1.2- Fase extra-uterina

4 – Recém-nascido – até 1 mês após o nascimento;

5 – Infante – até o fim do 2º ano;

6 – Menino (a) – até o fim do 10º ano;

7 – Pré-púbere – antecede a puberdade;

8 – Púbere –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com