TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Estatística Descritiva

Monografias: Introdução A Estatística Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Estatística Descritiva

Ciência que toma primeiro contato com um conjunto de dados que através das observações utilizadas para descrever organizar e resumir os dados coletados provenientes de uma população finita ou de uma amostra aleatória.

Dados que podemos estudar todos seus elementos, classificando-os, fornecendo números indicativos que os sumarizem, númerossumarizados que fornecem descrições de todo o conjunto. Daí associação com o termo Estatística descritiva, ou seja, devido à caracterização e apresentação dos dados de forma resumida e de fácil entendimento, visando também sua representação conceitual como a forma de tratar as variáveis na estatística descritiva depende do tipo dessa variável: qualitativa(nominal ou ordinal) ou quantitativa (nominal ou ordinal). Quando se pretende levantar um estudo estatístico completo, existem diversas fases a serem desenvolvidas para se chegar aos resultados finais dos estudos, essas fases incluem os aspectos da estatística descritiva em que são abordados os seguintes passos:

o Coleta ou levantamento dos dados

o Organização dos dados

o Representação e apresentação dos dados.

1. Coleta ou levantamento de dados

Consiste na reunião e registro com objetivo determinado. A escolha da fonte de obtenção dos dados está diretamente relacionada ao tipo de problema e objetivo do trabalho, escala de atuação e disponibilidade de tempo e recursos. A forma como os dados serão coletados e organizados depende da natureza da variável, ou seja, se qualitativa nominal ou ordinal, ou se quantitativa discreta ou contínua.

2. Organização dos dados

Antes de começar a analisar os dados é necessário que haja algum tratamento prévio ou separação para torna-los mais expressivos e organizados. Os dados que chegam ao estatístico no geral são apresentados sem nenhuma ordem sistemática, sendo, neste caso chamado de dados brutos,isso ocorre muitas vezes devido ao processo natural de coleta de dados.

Para facilitar apresentação e a representação dos dados é necessária organização dos mesmos em uma sequencia crescente ou decrescente ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com