TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à anatomia

Tese: Introdução à anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a anatomia

1. Conceito e divisão

Anatomia é a ciência que estuda a estrutura do corpo, visando a compreensão e estudo das partes que compõem o corpo humano.

ANATOMIA SISTEMÁTICA: estuda de modo analítico (separação de um todo em seus elementos ou partes componentes) e separadamente as várias estruturas dos sistemas que constituem o corpo, o esquelético, o muscular, o circulatório, etc.

ANATOMIA TOPOGRÁFICA: estuda de uma maneira sintética (método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes e fundi-los num todo), as relações entre as estruturas de regiões delimitadas do corpo.

ANATOMIA MACROSCOPICA: é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis. Apresenta duas grandes divisões, a Anatomia Regional, na qual os dados anatômicos macroscópicos humanos são descritos segundo as grandes divisões naturais do corpo (membro inferior, membro superior, cabeça e pescoço, tórax, abdome e pelve) e a Anatomia Sistêmica, na qual a abordagem é feita segundo os vários sistemas ( conjunto de órgãos com mesma função básica ).

ANATOMIA MICROSCOPICA: relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).

2. Posição de descrição anatômica

Descrição - posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.

3. Planos de delimitação do corpo humano

Obs: Plano caudal está sendo considerado como Plano Podálico nos objetivos enviados para vocês (o plano caudal mesmo inicia-se um pouco acima dos membros inferiores).

4. Eixos do corpo humano

5. Planos de secção do corpo humano

6. Planos de organização ou de construção do corpo humano

Metameria - O corpo está dividido em segmentos superpostos como uma pilha de moedas, através de planos transversos sucessivos no sentido crânio-caudal, chamados de metâmeros.

Paquimeria -O corpo está dividido em duas metades heterólogas (assimétricas) através do plano frontal ou coronal, uma anterior ou ventral (tubo esplâncnico) e outra posterior ou dorsal (tubo neural), chamadas de paquímeros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com