TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIPIDES

Seminário: LIPIDES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Seminário  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

LIPÍDIOS

Os lipídeos, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis emsolventes orgânicos, como oálcool, benzina,éter ,clorofórmioeacetona. Os lipídios apresentam varias funções, sendo as principais:

1.

Fonte de energia (Função energética) em animais e sementes oleaginosas, sendo aprincipal forma de armazenamento os triacilgliceróis (triglicerídeos);

2.

Estrutural

3.

Isolante térmico nos animais endodérmicos

4.

Proteção mecânica

Utilização dos lipídeos

Alimentação, como óleos de cozinha, margarina, manteiga, maionese;

Produtos manufaturados: sabões, resinas, cosméticos, lubrificantes.

Combustíveis alternativos, como é o caso do óleo vegetal transesterificado quecorresponde a uma mistura de ácidos graxos vegetais tratados com etanol e ácidosulfúrico que substitui o óleo diesel, não sendo preciso nenhuma modificação do motor,além de ser muito menos poluente e isento de enxofre.

Classificação dos lipídeos1. ÁCIDOS GRAXOS E SEUS DERIVADOS

Os ácidos graxos são formados por cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomosde hidrogênio com um radical ácido em uma de suasextremidades.Os ácidos graxos podem se apresentar na formasaturada ou insaturada. Geralmente as gordurasapresentam ácidos graxos saturados em suacomposição, já, os óleos, apresentam ácidos graxosinsaturados. É o grupo mais abundante de lipídeos nos seres vivos, e são compostos derivados dos ácidoscarboxílicos. Este grupo é geralmente chamado de lipídeos saponificáveis, porque a reaçãodestes com uma solução quente de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico doácido carboxílico (sabão).

Ácidos graxos saturados x Ácidos graxos insaturadosI. Ácidos graxos saturados:

Não possuem duplas ligações

São geralmente sólidos à temperatura ambiente

Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxossaturados

II. Ácidos graxos insaturados

Possuem uma ou mais duplas ligações è são mono ou poliinsaturados

São geralmente líquidos à temperatura ambiente

A dupla ligação, quando ocorre em um AG natural, é sempre do tipo "cis".

Os óleos de origem vegetal são ricos em AG insaturados.

Quando existem mais de uma dupla ligação, estas são sempre separadas por pelo menos3 carbonos, nunca são adjacentes nem conjugadas

Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais são as “gorduras boas” que são essenciais para todas ascélulas do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo como a produção deenergia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte dooxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas eparticipar da regulação hormonal.Elas são chamadas essenciais porque nosso corpo não consegue produzi-las. Assim,estas gorduras devem estar presentes na nossa dieta, seja pela ingestão de alimentos normais, ouseja, pela suplementação.

2. TRIACILGLICERÓIS OU TRIGLICERÍDEOS

São os lipídeos mais abundantes esimples. São utilizados principalmente paraarmazenamento e depósito de gordura nosseres vivos.De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos auma molécula de glicerol, cujas trêshidroxilas(grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicosdosácidos graxos.São conhecidos como gorduras neutras.

Características gerais

Os triacilgliceróis são compostos essencialmenteapolares, pois as regiões polares deseus precursores desapareceram na formação das ligações do tipoéster . Por isso constituemmoléculas muitohidrofóbicas.São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, comooálcool, benzina,éter eclorofórmio.Os triacilgliceróis podem ser hidrolisados, liberando com isso ácidos graxos e glicerol.Se esta hidrólise é feita em meio alcalino, formam-se sais de ácidos graxos, os sabões, e oprocesso chamado desaponificação. Inclusive, sendo esse o processo de fabricação de sabão apartir de gordura animal, em um meio comNaOHouKOH.

GLICERÍDIOS

Constituem os óleos e as gorduras, que diferem entre si quanto ao ponto de fusão. Àtemperatura ambiente, os óleos são líquidos, pois um ou mais dos ácidos graxos tempredominância de insaturações na cadeia. E as gorduras são sólidas pelo fato dos ácidos graxosterem predominância de saturação na cadeia. Os glicerídeos possuem elevados teoresenergéticos e são os principais componentes lipídicos da dieta humana.Em mamíferos que vivem em regiões polares, como a baleia, a gordura forma umaespessa camada subcutânea ou "colchão adiposo", que envolve o corpo e permite o isolamentotérmico do animal em relação ao ambiente frio. As moléculas dos glicerídeos podem ter um,dois ou três ácidos graxos associados ao glicerol, um álcool conhecido como glicerina. Ácidosgraxos são compostos de longas cadeias carbônicas, saturadas ou não, que formam os ésteresdas gorduras e dos óleos.

São lipídios constituídos por umamoléculadeglicerol, duas cadeias deácidosgraxos(uma saturada e uma insaturada), umgrupofosfatoe uma molécula polar ligada a ele.Os fosfolipídios se ordenam em bicamadas eocorrem em praticamente todos os seres vivosformando vesículas. São os constituintesprincipais dasmembranascelulares. Cadamembrana é constituída por uma dupla camadafosfolipídica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com