TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo do programa Lipids

Tese: Conteúdo do programa Lipids. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Tese  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

12 - BIOQUÍMICA II

Carga horária 68 horas

Teórica: 54 h Prática: 14 h

Ementa Estudar a estrutura e a função dos lipídios, bem como, o metabolismo dos macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e a importância dos micronutrientes para o funcionamento satisfatório do metabolismo humano. Entender os mecanismos de regulações alostérica e hormonal sobre o metabolismo e suas respectivas integrações.

Conteúdos Programáticos Lipídios: estrutura, classificação, funções. Lipoproteínas (função e estrutura). Introdução ao metabolismo (conceitos de anabolismo e catabolismo) e visão geral do mapa metabólico. Digestão de Carboidratos.GLUTs. Diabetes tipo I e II, gestacional, medicamentos, Insipidus Glicólise e fermentação. Descarboxilação do piruvato. Ciclo de Krebs. Cadeia de Transporte de Elétrons e Fosforilação Oxidativa. Via das pentoses fosfato. Metabolismo do glicogênio. Gliconeogênese. Metabolismo e digestão de lipídios. Metabolismo dos aminoácidos e digestão de proteínas. Integração do metabolismo.

Bibliografia Básica Ferreira CP, Jarrouge MG, Martin NF. Bioquímica básica. 8. ed. São Paulo: Editora MNP, 2008.

Lehninger AL, Nelson DL, Cox MML. Princípios de Bioquímica. 4.ed. São Paulo: Sarvier, 2006.

Marzzoco A, Torres BB. Bioquímica básica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Bibliografia Complementar

Atkins PW. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Champe PC, Harvey RA, Ferrier DR. Bioquímica ilustrada. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Conn EE, Stumpf P. Introdução a bioquímica. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

Devlin TM. (Coord.). Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

Berg J, Tymoczko JL, Stryer L. Bioquímica. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Metodologia de Aula Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides). Experimentos relacionados aos temas abordados. Construção gradativa do mapa metabólico que constituirá o instrumento para o Projeto de Extensão intitulado: Elucidando o Mapa Metabólico.

Metodologia de Avaliação Avaliações diagnósticas somativa na forma de provas individuais e em grupo. Questões dissertativas envolvendo casos clínicos e discussões em atividades práticas, bem como questões objetivas abordando assuntos gerais da disciplina. Elaboração e apresentação do mapa metabólico em forma de pôster, com posterior discussão juntamente com a comunidade da Uninove (professores e alunos).

Planograma de aulas

semana Conteúdo Metodologia

Apresentação do Plano de Ensino. Lipídios (estrutura e função), triacilglicerol, ácido graxo, fosfolipídios, colesterol e lipoproteínas. Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides).

Introdução ao metabolismo (conceitos de anabolismo e catabolismo) e visão geral do mapa metabólico. Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides).

Glicólise e fermentação Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides).

Aula Prática: Reação de Saponificação

Aula Prática: Fermentação .

Experimentos relacionados aos temas abordados

Descarboxilação do piruvato. Ciclo de Krebs.

Explicação da localização da via metabólica alterada no seguinte EIM: DEFICIÊNCIA DO COMPLEXO PIRUVATO DESIDROGENASE que fará parte do projeto de extensão “Mapa Metabólico e Erros Inatos do Metabolismo”. Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides).

Cadeia de Transporte de Elétrons e Fosforilação Oxidativa. Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides).

Via das pentoses fosfato.

Aulas expositivas com utilização de quadro-negro e giz e de recursos áudio visuais (data show, retroprojetor ou projetor de slides).

Metabolismo do glicogênio.

Explicação da localização da via metabólica alterada no seguinte EIM: DOENÇA DE VON GIERKE: GLICOGENOSE DO TIPO I que fará parte do projeto de extensão “Mapa Metabólico e Erros Inatos do Metabolismo”. Aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com