TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucemia Mileoide

Ensaios: Leucemia Mileoide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 11

A EFICÁCIA DO MESILATO DE IMATINIBE NO TRATAMENTO DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA

THE EFFECTIVENESS OF THE TREATMENT IMATINB MESYLATE CHRONIC MYELOID LEUKEMIA

Resumo:

A leucemia mielóide crônica (LMC) é uma neoplasia da medula óssea, que transforma a célula progenitora hematopoética normal em maligna, caracterizada por leucocitose com desvio à esquerda, esplenomegalia e pela presença do cromossomo philadelphia (Ph), que resulta da translocação recíproca e equilibrada entre os braços longos dos cromossomos 9q34 e 22q11, gerando a proteína híbrida BCR-ABL, com atividade aumentada de tirosina quinase. O diagnóstico da leucemia mielóide crônica é feito com base na análise e interpretação do hemograma do paciente, imunofenotipagem, citometria de fluxo e mielograma. Um grande avanço no tratamento da LMC foi conquistado com o surgimento dos inibidores da tirosina quinase, entre eles o imatinibe, que vem demostrando ser efetivo na maior parte dos pacientes com LMC por apresentar respostas duradouras.

Palavras-Chave

Câncer. Leucemia. Células. Diagnóstico. Terapia.

Abstract

Chronic myeloid leukemia (CML) is a cancer of the bone marrow, which transforms normal hematopoietic progenitor cell malignancy characterized by leukocytosis with a left shift, splenomegaly and the presence of the Philadelphia chromosome (Ph), which results from the reciprocal translocation and balanced between the long arms of chromosomes 9q34 and 22q11, creating a hybrid BCR-ABL protein with increased tyrosine kinase activity. The diagnosis of chronic myeloid leukemia is based on the analysis and interpretation of the patient's blood count, immunophenotyping, flow cytometry and bone marrow. A major breakthrough in the treatment of CML has been achieved with the advent of tyrosine kinase inhibitors, including imatinib, demonstrating that comes to be effective in most patients with CML by having durable responses.

KEYWORDS

Cancer. Leukemia. Cells. Diagnosis. Therapy

1 Introdução

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm como característica principal o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, dando origem a metástase. A divisão rápida e desordenada destas células, determinam a formação de tumores ou neoplasias malignas. Entretanto, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. A doença pode ocorrer em qualquer tecido do corpo. Os tipos de câncer são divididos nas seguintes categorias: carcinomas, sarcomas, leucemias, linfomas, mielomas e os tumores do sistema nervoso central (INCA, 2013).

A Leucemia é uma doença maligna que acomete os leucócitos e se origina de alterações genéticas adquiridas, produzidas na medula óssea. As Leucemias são divididas nas categorias mielóide ou mielocítica (quando se origina nos leucócitos, como granulócitos e monócitos) e linfoide ou linfocítica (cuja origem se dá nos linfócitos). Em relação ao tipo de célula envolvida no desenvolvimento da doença, elas são subdivididas nas formas aguda ou crônica. Assim, existem quatro tipos principais de leucemia: Leucemia mielóide aguda (LMA), leucemia mielóide crônica (LMC), leucemia linfóide aguda (LLA) e leucemia linfóide crônica (LLC) (ABRALE, 2012).

2 Objetivo Geral

O principal objetivo deste trabalho é descrever sobre a leucemia mielóide crônica e suas terapias inovadoras.

2.1 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos visam descrever sobre os aspectos gerais da leucemia mielóide crônica, avaliar a eficácia do tratamento atual comparando com outras terapias e descrever os métodos de diagnósticos da leucemia mielóide crônica.

3 Metodologia

Para a construção deste artigo de revisão a metodologia foi pautada na busca de dados e informações em sites, plataformas, páginas eletrônicas e artigos científicos. Os dados obtidos foram separados e organizados segundo informações relevantes sobre a leucemia mielóide crônica. O delineamento dos estudos foi baseado em dados descritivos sobre o tratamento atual da leucemia escolhida.

4 Desenvolvimento

A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa crônica clonal, que se caracteriza pelo aparecimento de células granulocíticas jovens no sangue circulante, esplenomegalia e presença do cromossomo Philadelphia (Ph), resultante da translocação entre os braços longos dos cromossomos 9q34 e 22q11, gerando a proteína híbrida BCR-ABL, com elevada atividade de tirosino quinase que é responsável pela oncogênese inicial da LMC (ABREU, 2009).

A proteína BCR-ABL se apresenta em praticamente todos os pacientes com LMC. O resultado da atividade elevada de tirosino quinase, induz a medula óssea a proliferar um clone de células mielóides malignas e inibidores da apoptose constantemente, resultando no excesso destas células. A descoberta dessas alterações moleculares possibilitou o desenvolvimento das terapias e métodos para monitorização da doença. Em condições normais, o gene BCR expresso no cromossomo 22 codifica uma proteína com função relacionada à regulação do ciclo celular, enquanto o gene ABL expresso no cromossomo 9 codifica a proteína tirosino quinase (ANDRADE, 2008); (ABREU, 2009).

A LMC representa 20% das leucemias e sua incidência é de 1 a 2/100.000 habitantes por ano. Embora a idade média de aparecimento da doença seja entre 50 a 60 anos, a LMC pode acometer todas as faixas etárias. Ela é dividida em três fases: a crônica, a acelerada e por último a fase blástica, que se não tratada, resultará na morte do paciente (CASTRO, 2012).

O aparecimento dos sintomas na LMC se deve ao fato da substituição das células sadias pelas células doentes na medula óssea. Sendo assim, os pacientes apresentam queda de plaquetas e de células sanguíneas, os sintomas relatados em geral são mal-estar, cansaço, palidez (devido a anemia), sudorese, perda de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com