TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucemia

Dissertações: Leucemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 10

1.INTRODUÇÃO

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüíneas normais. (INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER-INCA, 2008).

A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos (principalmente esterno e bacia) e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

A leucemia pode se representar de duas formas, a forma aguda ou a forma crônica, dependendo da velocidade com que aparecem os sintomas e como ela evolui. Na forma aguda, as células são imaturas e não funcionam como deveriam, além de se reproduzirem muito rápido. Na forma crônica, as células são mais maduras e podem manter algumas das suas funções normais.

Os principais sintomas são: perda de apetite, perda de peso não planejada ou sem fazer dieta, aumento dos gânglios (ínguas), fígado e baço, sensação de gripe que dura muitos dias dor nas articulações (juntas) e ossos.

A maioria das leucemias, independente do tipo e evolução, necessita de quimioterapia (medicamentos que destroem as células malignas). Estes medicamentos podem ser dados na veia e, neste caso, é necessário que o paciente seja atendido num centro médico especializado.

Muito pouco se sabe sobre como reduzir o risco de desenvolver leucemia, principalmente em crianças. Porém, vários fatores podem aumentar este risco, devendo ser evitados. No caso de não se poder evitá-los, como no caso de uma doença prévia, deve-se ficar atento a possíveis sintomas relacionados à leucemia, e procurar um médico experiente sempre que se tenha alguma dúvida. (LEUCEMIA...2010).

2.PROBLEMA

Quais são os fatores de riscos associados as leucemias?

3.HIPÓTESES

Os fatores de risco que estão associados as leucemias são: Cigarro e outras formas de consumo de tabaco, Produtos químicos como benzeno, radioterapia e quimioterapia prévias para outros tumores, terapias de imunossupressão como as utilizadas após um transplante, história familiar de leucemia (principalmente para as crianças), síndrome de Down. (LEUCEMIA...2010).

4.OBJETIVOS

Geral:

• Estudar sobre a leucemia.

Específicos:

• Descrever os principais tipos de leucemia;

• citar sinais e sintomas da doença;

• Listar algumas formas de tratamento.

5.JUSTIFICATIVA

O tema escolhido Leucemia, e para ressaltar tudo sobre a doença, por ser uma doença pouco conhecida pela sociedade, e também por ser uma doença que atinge principalmente as crianças, e venho através desse trabalho para poder esclarecer mais sobre a doença, sobre os principais tipos de leucemia, sintomas, tratamento, diagnóstico, fator de risco e causas da doença, e principalmente como prevenir a ela.

6.REFERENCIAL TEORICO

Leucemia é o câncer das células brancas, de origem, na maioria das vezes, não conhecida, nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas do sangue, os leucócitos, ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais, a medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos, e é conhecida popularmente por tutano.

Esta doença começa na medula óssea (parte interna dos grande ossos, a “fábrica do sangue”) e se espalha para outras partes do corpo. Há vários sub-tipos de leucócitose, por isso, há diferentes tipos de leucemia. Normalmente, se divide nos dois principais grupos de células brancas: as leucemias linfocíticas ou leucemias mielóides.

Além disso, pode se apresentar de duas formas, a forma aguda ou a forma crônica, dependendo da velocidade com que aparecem os sintomas e como ela evolui. Na forma aguda, as células são imaturas e não funcionam como deveriam, além de se reproduzirem muito rápido. Na forma crônica, as células são mais maduras e podem manter algumas das suas funções normais. Este tipo de câncer é o câncer mais comum nas crianças, mas pode acometer adultos e velhos, também. Nos jovens, a forma mais comum é a leucemia linfocítica aguda, e nos adultos, a leucemia mielóide aguda seguida da leucemia linfocítica crônica. (INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER-INCA, 2008).

Principais tipos de Leucemia

Leucemia mielóide aguda: este é o tipo mais comum de leucemia, ocorre em crianças e adultos.

Leucemia mielóide crônica:este tipo de leucemia afecta principalmente os adultos. É associada a uma anomalia do cromossoma chamado de cromossoma Filadélfia, que cria um gene anormal chamada BCR-ABL. Este gene produz uma proteína anormal chamada tirosina quinase, que os médicos e pesquisadores acreditam ser a causa das células da leucemia crescerem e desenvolverem. Uma pessoa com esta leucemia pode ter poucos ou nenhuns sintomas durante meses ou anos antes de entrar na fase em que as células de leucemia crescem mais rapidamente.

Leucemia linfocítica aguda:este é o tipo mais comum de leucemia em crianças jovens.

Leucemia linfocítica crônica:surge geralmente em adultos e os sintomas podem estar ausentes por anos. É mais comum no povo judeu de origem russa ou do Leste Europeu.

Outro tipo mais raro de leucemia incluí a leucemia mielomonocítica crónica.

Os cientistas não compreendem as causas exactas da leucemia. Parece que se desenvolve a partir de uma combinação de factores genéticos e ambientais.

A falta de células sanguíneas normais torna o organismo mais susceptível ao surgimento de infecções, anemia e sangramento excessivo. Muitos glóbulos brancos anormais podem prejudicar a função da medula óssea e infiltrar outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com