TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROBIOLOGIA

Tese: MICROBIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Tese  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 6

1 MICROBIOLOGIA

O termo microbiologia significa o estudo dos organismos extremamente pequenos, o objeto de estudo da microbiologia são os microorganismos. Dentro de um laboratório o setor de microbiologia é muito importante ele abrange o estudo do vírus, fungos, bactérias e parasitas.

A microbiologia é um estudo dos seres vivos de tamanho microscópio ela desenvolve um papel de muita importância dentro do controle de infecção hospitalar, introduzindo novos métodos e expandindo a lista de patógenos.

Dentre as atribuições do setor de microbiologia podemos destacar o isolamento rápido e identificar os microorganismos envolvidos em processo infeccioso, a determinação do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, a vigilância de microorganismos considerados "problema" dentro da instituição, fornecendo dados epidemiológicos de diferentes agentes etiológico de infecção hospitalar, a investigação de surtos e realização de estudos de tipagem, a educação continuada e a armazenamento de cepas para estudos posteriores.

A coleta e o transporte adequado dos diferentes materiais biológicos são fatores fundamentais para um resultado final de um exame. o laboratório de microbiologia altamente equipado, com pessoal especializado, pode contribuir pouco com o diagnóstico de uma doença infecciosa se não houver qualidade no processo de seleção, coleta e transporte do material, é importante que a CCIH seja informado da sensibilidade e especificidades das metodologia empregada no diagnostico das diferentes infecções, e também é de responsabilidade do laboratório ter um manual de coleta e transporte dos diferentes tipos de materiais biológicos.

O antibiograma seletivo pode ser bastante útil no controle de antimicrobianos em hospitais, neste caso o painel de drogas é testado de rotina, mas o resultado de determinados antibióticos é restrito ao corpo clinico e acessível à CCIH.

As bactérias fazem parte do diverso grupo dos microorganismos unicelulares, quando elas crescem de um simples organismo único, forma uma colônia, quando elas causam doenças são chamadas de patogenias, os danos são causados por seu crescimento nos tecidos ou pelas toxinas que produzem, as doenças causadas são chamadas de infecciosas ou transmissíveis.

A maioria dos organismos é de vida livre, no solo ou na água, alguns são habitantes do corpo humano e fazem parte da flora normal.

A função da bacteriologia é isolar o organismo que infecta o paciente, somente depois de isolado é submetido a testes de identificação e em seguida o testes de suscetibilidade aos antibióticos, isto pode se realizado medindo a zona de inibição em torno de cada disco de antibiótico, que é chamado método de Kirby-Bauer ou encontrado a concentração inibitória mínima (CIM) dos vários antibióticos.

Além disso, devem ser considerados as exigências de crescimento de diferentes tipos de organismos, como umidade, temperatura, oxigênio e nutrientes essenciais para o crescimento de microorganismos em meios de cultura. No caso das bactérias fastidiosas elas crescem e multiplicam em meios de cultura especial, as bactérias aeróbicas crescem somente em presença de oxigênio e as bactérias anaeróbias vivem e crescem na ausência de oxigênio.

Para que haja o crescimento correto de todas as bactérias é fundamental a técnica asséptica onde todos devem seguir quando trabalhar com culturas de bactérias, esta técnica inclui todas as medidas tomadas para limitar a exposição do trabalhador, do meio ambiente, incluindo também a prevenção da contaminação da cultura bacteriana por outros organismos indesejáveis.

Lembrando que prevenir a contaminação é o método, tanto para o meio físico usando sempre jaleco de mangas longas que protegem o profissional e a cultura, quanto no meio químico, esterilizando assim todos os materiais contaminados, pois somente a desinfecção das mãos mata todos os microorganismos presentes.

O manuseio de materiais e equipamentos é outro aspecto importante na segurança, a alça de inoculação usada para transferir as bactérias deve ser esterilizada antes e depois de cada uso, a capela de segurança protege o profissional de infecções transmitidas pelo ar.

1 .1 MEIOS BACTERIOLÓGICOS

O meio bacteriológico é uma substancia usada para cultivar as bactérias, pode ser líquidos (um caldo ) ou sólido ( tubos ou placas de meio contendo Agar). O Agar é um derivado de algas marinhas destinado a solidificar o meio liquido.

A identificação da placa ou do tubo deve ser feita, no caso da placa ela é rotulada no fundo para que não haja troca quando for colocar as tampas, com uma laça de inoculação bacteriológica é espalhado o material inoculado sobre a placa para se formem as colônias isoladas. No tubo depois de identificado é inserida a alça já flambada e fria até o fundo do tubo, ao retirar a alça deve ser feita um ziguezague sobre o bisel de Agar, este material é colocado em uma estufa a uma temperatura entre 35° a 37° Celsius. Após 24 horas é observado o crescimento ou não de bactérias, a placa deve ser inspecionada para a presença de colônias isoladas.

As características das colônias de bactérias que são úteis na identificação são: a cor; tamanho; forma e até mesmo o odor.

As bactérias podem ocorrer como células isoladas ou agrupadas em pares, grupos e tantas formas de agrupamentos, elas apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com