TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e método de coleta de sangue

Tese: Materiais e método de coleta de sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

Materiais e Métodos

Foi utilizado o método de coleta de sangue, e colocado sobre as lâminas 1-2 gota de sangue junto com laminas, e adicionado soluções em isotônicas, hipertônica, e hipotônica e o mesmo foi levado ao microscópio onde pôde ser visto a olho nu.

Primeiro a ser visto foi a lâmina em solução isotônica onde as hemácias continuou em seu estado normal, em seguida foi vista a lâmina em solução hipotônica que por sua vez as hemácias aumentou de tamanho. E por ultimo foi visto a lâmina em solução hipertônica onde as hemácias perde e seca.

Os matérias empregados foram:

1-sangue

2-lâmina

3-lamína

4-lanceta

5-solução isotônica, hipertônica, hipotônica.

6-Microscópio óptico

INTRODUÇÃO

As células constituem o corpo e o seu papel pode ser o mais variado para que o fun-cionamento deste seja eficiente. Para que isso ocorra, elas possuem desde tarefas simples até as mais especializadas dentro do organismo. A organização das células é de suma importância para que estas consigam exercer a sua função corretamente e as membranas são essenciais para esta organização, tanto na compartimentaliza-ção interna das células como no contato com as demais células.

Esses envoltórios devem ter características de isolar o interior da célula do meio ex-terno e propiciar trocas de substâncias com este meio. Sem trocar substâncias com este meio externo a célula não pode se manter viva, pois precisa receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos do seu metabolismo. Este envoltório é a membrana plasmática onde sua principal função é a de seletividade (barreira).

Denomina-se fluido intracelular (FIC) o líquido que está dentro das células. Possui em sua totalidade um caráter negativo e para balancear possui também elevadas concentrações de potássio (K+). Já o líquido que está do lado externo das células, chama-se fluido extracelular (FEC) e contém abundância do soluto de cátion de só-dio (Na+). Essas concentrações precisam estar em homeostase (manutenção da estabilidade) para o bom funcionamento celular.

Durante a aula prática de Fisiologia observamos a lise de hemácias (rompimento) através da coleta a fresco de uma amostra sanguínea de uma aluna voluntária e assim preparar tubos de ensaios com soluções salinas diferentes (isotônicas, hipotônica e hipertônica) e o sangue coletado. O objetivo desta aula é analisar ocomportamento celular em diferentes concentrações, o volume e a regulação dos líquidos corporais e principalmente como funcionam os transportes através da membrana.

REFERÊNCIAS

INFO ESCOLA. Hemólise. Disponível em: http://www.infoescola.com/sangue/hemolise/. Último acesso em: 20 mar. 2012.

www.sobiologia.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com