TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maturação Óssea

Pesquisas Acadêmicas: Maturação Óssea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA TÉCNICA GERAÇÃO

Curso Técnico de Nível Médio – Eixo Temático: Anatomia

Técnico de Radiologia

Deise Daiana Schutz

Edna Matos

Francini Ricci Lopes

Isabella Santo

Ligia Thais Souza

Thais Machado

TEMA: MATURAÇÃO ÓSSEA

Itajaí/SC

2014

Deise Daiana Schutz

Edna Matos

Francini Ricci Lopes

Isabella Santo

Ligia Thais Souza

Thais Machado

TEMA: MATURAÇÃO ÓSSEA

Itajaí/SC

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................5-11

2.1 Conceito................................................................................5

2.2 Conceito de maturidade Biológica e Cronológica.................5

2.3 Diagnósticos.......................................................................6,7

2.4 Métodos..............................................................................7-9

2.5 Informações Adicionais.....................................................9,10

2.6 Prevenções e Tratamentos..............................................10,11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................12

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a maturação óssea, mais concretamente a maturação óssea ocorre em cada indivíduo de uma maneira, podendo não acompanhar a sua idade cronológica, em certas circunstâncias, com uma variável de dois anos a menos ou mais. Uma idade óssea avançada ou atrasada nem sempre indica doença ou crescimento patológico. Uma idade óssea avançada é comum quando em crianças que teve elevação prolongadas nos níveis de esteroides sexuais, o que ocorre nos casos de puberdade precoce ou na hiperplasia adrenal congênita. Já na maturação “atrasada” está ligado a falha do crescimento devido a deficiência do hormônio do crescimento e ao hipotireoidismo.

Tem como objetivo mostrar a importância dos exames radiográfico nesse processo, permitindo a comparação de métodos de identificação cronológica possibilitando a estimativa de idade de um paciente, assim como diagnóstico e tratamento de crianças com distúrbios de crescimento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito

A idade óssea é uma forma de descrever o grau de maturação dos ossos. Por ocasião do nascimento, os ossos estão quase inteiramente no estado cartilaginoso. A ossificação se processa durante toda a infância e adolescência e só está completa depois do 24º ano de idade (então todo o esqueleto tornou-se ósseo). Na grande maioria das crianças, o crescimento físico, está muito bem balanceado com diferentes aspectos de maturação, como o desenvolvimento ósseo, mental, o sexual, o dentário, neuromotor e outros; de modo à ser possível, clinicamente considera-los parte do mesmo processo.

Vários autores apontam a influência do sexo, comprovando o fato de as meninas apresentarem maior velocidade de maturação esquelética do que os meninos durante quase todo o período de crescimento, sobretudo a partir de 10 a 12 anos de idade.

2.2 Conceito de maturidade Biológica e Cronológica

Cada indivíduo tem um relógio biológico que regula seu progresso ao estado de maturidade. O conceito de maturidade se relaciona ao momento biológico no calendário do tempo, fornecendo uma estimativa razoavelmente precisa e confiável, é aplicável durante todo o período de maturação pós-natal e reflete a maturação de um importante sistema biológico contínuo, para além de, juntamente com a estatura numa certa idade, permitir predizer a estatura em adulto.

O crescimento biológico e maturidade da criança, não necessariamente prosseguem em comum acordo com o calendário do tempo ou sua idade cronológica. Por isso, dentro de um grupo de criança do mesmo sexo e mesma idade cronológica, haverá variação na idade biológica, ou no nível de maturidade biológica. Isso geralmente acontece durante os estágios iniciais da adolescência ou durante o estirão do crescimento, mas é aparente também durante a infância. Dentro de um grupo de criança, algumas crianças se encontram biologicamente mais “avançadas” (desenvolvimento precoce) e outras mais “atrasadas” (desenvolvimento tardio), em relação à sua idade cronológica. Em outras palavras, embora duas crianças estejam na mesma faixa de idade cronológica, não necessariamente estarão no mesmo nível da maturidade biológica, variam no seu estado de maturidade nessa idade.

2.3 Diagnósticos

As dez causas mais frequentes de atraso na IO(idade óssea) são as seguintes:

1.Atraso de causa familiar

2.Hipotireoidismo (atraso muito intenso)

3.Hipopituitarismo (atraso moderado)

4.Desnutrição prolongada

5.Doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com