TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meiose E Suas Fases

Dissertações: Meiose E Suas Fases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

Toda espécie eucarionte com reprodução sexuada realiza o processo meiótico. Dependendo a fase do clico de vida em que ocorre, a meiose pode ser classificada em gamética, zigótica e espórica.

Meiose Gamética

Aqui acontece a formação de gametas. Essa meiose ocorre em certas algas e nos animais, inclusive no ser humano. Os indivíduos adultos na meiose gamética são diplóides. Os gametas formados por meiose são haplóides, e através da fecundação eles originam zigotos diplóides.

O ciclo em que a meiose é gamética denomina-se haplobionte diplonte. Haplobionte por que possui apenas um único tipo de individuo adulto no ciclo, e diplonte porque esse adulto é diploide.

Meiose Zigótica

Essa fase ocorre no zigoto, logo após sua fecundação pela união dos gametas. Esse tipo de meiose ocorre em algas, protozoários e fungos.

Os indivíduos adultos são haploides e formam gametas por mitose. Esses gametas se unem formando assim zigotos diploides, que em seguida sofrem a meiose e formam esporos haploides.

O ciclo em que a meiose é zigótica denomina-se haplobionte haplonte.

Meiose Espórica

Processo da formação de esporos. Ocorre em algas e em plantas.

Nas espécies que apresentam o ciclo por meiose espórica, existem dois tipos de indivíduos: os gametófitos haploides, que são produtores de gametas, e os esporófitos diploides, que produzem os esporos.

Esse ciclo é denominado haplodiplobionte.

Concluindo assim, ao todo, que a meiose pode ocorrer em diferentes momentos do clico de vida, dependendo da espécie de organismo.

O processo geral da meiose

A meiose consta de duas divisões celulares consecutivas, e cada uma delas é dividida em quatro fases.

Prófase II

Divisão I Metáfase II

Anáfase II

Telófase II

Meiose

Prófase II

Divisão II Metáfase II

Anáfase II

Telófase II

Nas prófases I e II ocorre condensação dos cromossomos; nas metáfases I e II os cromossomos se colocam na região equatorial e se ligam as fibras do fuso; nas anáfases I e II ocorre a migração dos cromossomos para pólos opostos; e nas telófases I e II há condensação dos cromossomos e formação dos núcleos-filhos nos pólos da célula.

A primeira divisão da meiose

PRÓFASE I

A prófase I da meiose é longa e completa. Nela ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos e a troca de pedaços entre cromátides. A prófase I é dividida em cinco subfases:

Leptóteno

Zigóteno

Prófase da Meiose I Paquíteno

Diplóteno

Diacinese

A subfase do leptóteno é chamada assim devido aos cromossomos estarem na forma de fios muitos finos. Nessa fase tem inicio a condensação cromossômica.

A subfase de zigóteno é chamada assim devido ao processo de aproximação e ligação entre cromossomos homólogos. A sinapse cromossômica.

A subfase de paquíteno é chamada assim devido aos cromossomos terem assumido o aspecto de fios super grossos devido á condensação generalizada como ao emparelhamento dos homólogos.

No paquíteno, ocorrem frequentemente fraturas nas cromátides de cromossomos homólogos emparelhados, seguidas por solduras de reparação.

A subfase de diplóteno. Nela se observa que os cromossomos são constituídos por duas cromátides. É apenas no diplóteno que fica visível o fato de cada cromossomo estar duplicado. Cromátides homólogas podem estar cruzadas em determinados pontos, formando figuras em forma de X, que são denominadas quiasmas. Quiasmas é consequente direta de uma permutação cromossômica.

A subfase de diacinese tem esse nome devido ao porque os cromossomos homólogos continuam se separando um do outro. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com