TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases do processo organizacional a criação de conhecimento

Trabalho acadêmico: Fases do processo organizacional a criação de conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2012  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  2.576 Visualizações

Página 1 de 8

As empresas estão numa nova era em busca do conhecimento, e quanto mais turbulentos os tempos, mais paradoxos existem. Elas estão enfrentando estes paradoxos e tirando vantagem dele, estão mudando para acompanhar as transformações do mundo, desprendendo-se das antigas rotinas. São hoje empresas chamadas “dialéticas”. Refere-se à mudança processo, movimento e também em opostas, pois a mudança acontece através do conflito.

Com a passagem para a Sociedade do Conhecimento, o paradoxo deixou de ser algo eliminado e evitado para algo aceito e cultivado.

Entre os opostos seguem os citados como um espiral.

Síntese de Tácito/Explícito

Converter o conhecimento tácito em explícito e vice-versa, podendo ser em quatro modos: Socialização: Tácito para tácito. Criar conhecimento tácito e compartilhar por experiência direta / Externalização: Tácito para explícito. Articular conhecimento tácito através de diálogo e reflexão / Combinação: Explícito para explícito. Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação / Internalização: Explícito para Tácito. Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.

Essa espiral é amplificada, passando de indivíduos para grupos e para organização. A combinação do modelo SECI fica diferente: Socialização: Indivíduo para Indivíduo / Externalização: Indivíduo para Grupo / Combinação: Grupo para Organização / Internalização: Organização para Indivíduo.

São exigidas cinco condições no nível organizacional para ocorrer à espiral do conhecimento: Intenção: O que impulsiona a espiral do conhecimento é a aspiração da organização às suas metas. Os esforços para atingir essa intenção se tomam forma de estratégia nos negócios / Autonomia: Todos os membros de uma organização deveriam ter permissão para agir autonomamente até onde permitem as circunstâncias, assim aumentar chance de introduzir oportunidades inesperadas e aumentar a possibilidade de motivação para a criação de novos conhecimentos / Flutuação e Caos Criativo: Estimulam a interação entre a organização e o ambiente externo. Essa flutuação não é uma desordem completa e caracteriza-se pela “ordem sem recursão”. Podem explorar a ambigüidade, redundância ou o ruído para melhorar seu próprio sistema de conhecimento / Redundância: Para os administradores ocidentais, “redundância” pode soar pernicioso devido as suas conotações com duplicação desnecessária, desperdício ou sobrecarga de informação. É a existência de informação além das exigências operacionais / Requisito Variedade: A diversidade interna combina com a complexidade do ambiente, a fim de lidar com os desafios apresentados pelo mesmo. É também, a combinação de informações de maneira diferente, flexível e rápida oferecendo igual acesso a informação em toda a organização.

Há cinco fases do processo de criação do conhecimento organizacional: 1)Compartilhamento de conhecimento tácito / 2) Criação de conceitos / 3) Justificação dos conceitos / 4) Construção de um arque tipo / 5) Nivelação do conhecimento.

Síntese do corpo/mente

Aceita “ambos-e” e não “ou-ou”. O raciocínio dialético vai contra a tradição de separar a mente do corpo. De acordo com Descartes, a verdade definitiva pode ser deduzida apenas a partes da existência real de um “ler pensante”. O conhecimento verdadeiro pode ser obtido apenas pela mente, não pelo corpo.

Síntese do indivíduo/organização

O conhecimento é criado apenas pelo indivíduo. Uma organização não cria conhecimento por si sem os indivíduos. Para a organização é importante apoiar e estimular as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos. O conhecimento organizacional amplia o conhecimento criado pelos indivíduos, cristalizando o diálogo, discussão e compartilhar de experiência.

Síntese de Inferior/Superior

São os modelos “top-down” ,apenas os administradores do topo são capazes de criar conhecimento e bottom-up ,o conhecimento é criado por empregados empreendedores da linha de frente, recebendo poucas ordens e instruções do topo da administração.

Síntese do Hierarquia/Força-tarefa

São opostas. A hierarquia é formalizada, especializada e centralizada, conduza de forma eficiente o trabalho de rotina em grande escala. A força-tarefa é flexível, adaptável, dinâmica, participativa, eficaz na realização da tarefa bem-definida que necessita ser completada em determinado período de tempo.

Síntese do Oriente/Ocidente

Empresas japonesas e ocidentais parecem estar adotando duas abordagens opostas para criar o conhecimento organizacional. No ocidente, a forma dominante é o conhecimento explícito. Já para os japoneses o principal é o tácito.

O artigo do professor Marcelo Barbosa dos Santos, aborda o conhecimento como a matéria-prima mais importante para a empresa ser competitiva e chegar ao sucesso.

A mão de obra barata e a localização geográfica já não são tão importantes quanto o conhecimento. Os membros de uma organização necessitam estar informados, atualizados, atentos às mudanças que acontecem diariamente no mundo dos negócios, conseguindo cumprir com as exigências que o sucesso exige.

Sendo assim, transformam as informações recebidas em conhecimentos que os auxiliam em estratégias e soluções para se chegar aos melhores resultados, usando suas habilidades e capacitação para resolver situações , atender as necessidades dos clientes e atender às tendências do mercado.

O artigo do professor Márcio, fala sobre uma nova abordagem sistêmica envolvendo a gestão organizacional.

É um novo conceito de disciplinas de aprendizagem que ajudam a organização a se capacitar para o novo, para as mudanças.

Neste artigo, ele explica essas cinco disciplinas: Domínio pessoal: ensina a ser pró-ativo, saber o que quer e onde está, reconhecer e corrigir os erros etc / Modelos mentais: influenciam o que vemos e conseqüentemente o que fazemos. É como vemos o mundo, o que achamos de tudo o que acontece e como agimos diante disso tudo / Visão compartilhada: é o compromisso e o comprometimento pela missão da empresa. E essa missão deve ser bem definida. É necessário também dividir missões para a organização com o objetivo de realizar cada vez melhor a missão maior / Aprendizado em equipe: é a soma de habilidades maior em grupo do que individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com