TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Tese: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é a definição da palavra microbiologia?

1- Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência)

A Microbiologia define se como a área da ciência que se dedica ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio. Com base neste conceito, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos.

2) Quem são os microrganismos?

Virus, bactérias, fungos e parasitas.

3) Qual é a importância da microbiologia para os trabalhadores da saúde?

3- Na área da saúde, existe uma grande necessidade de conhecer o que se pode chamar de agentes infecciosos os quais causam grandes transtornam na vida dos seres humanos. Esta disciplina tem como finalidade enfocar estes seres, como são, o que podem causar, bem como os meios de prevenção e descontaminação em especial do ambiente, de utensílios, objetos e os cuidados que os profissionais de saúde ter ao conviverem na presença dos mesmo.

10) Qual é a diferença entre inflamação e infecção?

A infecção é causada por microrganismos (tais como vírus, bactérias,fungos,parasitas) que invadem o organismo e se multiplicam. A invasão pela maioria dos microrganismos começa quando eles aderem as células do individuo. A inflamação é uma resposta de proteção do organismo contra uma agressão, cujo objetivo é livrar o organismo do agente agressor e das consequências desta agressão. Trata-se de uma reação nos vasos sanguíneos, que conduz a um acumulo de liquido e leucócitos (glóbulos brancos) no tecido extravascular. A inflamação atua no sentido de destruir, diluir e bloquear o agente agressor, e também desencadeia aumento de fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com