TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Tese: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Microbiologia?

Basicamente, microbiologia é a área que se estuda os microorganismos, onde esses são as formas de vida que, originalmente, só conseguiriam ser observadas com o auxílio de um microscópio óptico. São tipos de microorganismos: Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários, Algas unicelulares, Viróides e Prions.

Qual a sua Importância?

A microbiologia é uma área da biologia onde é muito importante seja para ciências básicas ou aplicadas, ao dizer ciências básicas nos referimos aos estudos fisiológicos, bioquímicos e moleculares, denominada assim de microbiologia molecular. Quando falamos de ciências aplicadas estamos nos referindo a estudos mais aprofundados como: os processos industriais, controle de doenças, de pragas, produção de alimentos, dentre outras; esse é a nossa área para realizar este trabalho.

Controle microbiológico

O controle microbiológico visa prevenir a transmissão de doenças, a decomposição de alimentos e evitar a contaminação da água, todas estas ocasionadas pelos microrganismos.

Podemos definir este controle microbiológico de algumas formas:

1- Esterilização: É quando você remove ou destrói quaisquer formas de vida de um objeto ou habitat.

2- Desinfecção: Processo que promove a inibição, morte ou remoção de vários microorganismos patogênicos e saprófitas, porém sem eliminar todas as formas de vidas existentes naquele objeto ou habitat.

3- Sanitização: É um processo que reduz os microorganismos, a níveis seguros, estando de acordo com os padrões da saúde pública ( elimina 99,9% das formas vegetativas )

4- Assepsia: É a remoção de microorganismos patogênicos ou indesejados

5- Antisséptico: É um produto que evita a infecção em tecidos, seja inibindo ou matando os microorganismos , sendo aplicado em tecidos vivos.

6- Germicida: Mata os microorganismos, mas com uma exceção o endosporos.

Podemos também definir esses controles por agentes físicos, como: temperatura, pH, filtrações, radiações, dentre outros.

Importância do controle microbiológico na área hospitalar

Vimos que o controle biológico previne doenças, inibe ou mata os microorganismos que estão de certa forma provocando infecções, ou algumas doenças.

O ambiente hospitalar é inevitavelmente um grande reservatório de microorganismos patógenos e oportunistas, de modo que as infecções hospitalares podem ser adquiridas não apenas por pacientes, que apresentam maior susceptibilidade, mas também, embora com menos frequência, por visitantes e funcionários do próprio hospital.

Com isso é necessário termos esse controle microbiológico pois ajuda a reduzir o risco de morte dos pacientes por infecção hospitalar ou por um agravamento do quadro em uso de antibióticos inadequados, ajudando também a seleção de microorganismos multirresistentes ( resistentes a vários fatores sejam eles físicos ou não ) em ambientes de tratamento intensivo, onde se encontram os pacientes mais críticos (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com