TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Projeto de pesquisa: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Já ouvimos falar inúmeras vezes da pressão osmótica, a força com a qual um

solvente se movimenta, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semi-permeável. Ouvimos falar também de meios isotónicos, hipo e hipertónicos.

Este fator tem enorme importância uma vez que influência as velocidades de todas as reações químicas ligadas aos processos de crescimento. A temperatura para a qual um microrganismo cresce com maior rapidez é a temperatura ótima de crescimento. A temperatura máxima é a mais elevada a que cresce um microrganismo, geralmente situa-se poucos graus acima da temperatura ótima. A temperatura mínima de crescimento é a mais baixa temperatura a que tem lugar o crescimento do microrganismo, geralmente bastante inferior à temperatura ótima de crescimento. Atendendo à sua temperatura de crescimento, é possível distinguir pelo menos três grupos fisiológicos de bactérias: - as psicrófilas, têm temperatura ótima de crescimento entre 20 – 35ºC; - as mesófilas, têm temperatura ótima de crescimento entre 30 – 45ºC; - as termófilas têm temperatura ótima de crescimento entre 45 – 70ºC. Notamos, portanto, que qualquer organismo vivo, com temperaturas da ordem dos 35-40ºC está bem dentro do limiar ótimo de desenvolvimento bacteriano para organismos mesófilos. Os restantes grupos são menos comuns e ocupam meios muito específicos

Os microrganismos retiram da água, presente no seu meio ambiente, a maioria dos seus nutrientes solúveis. A água presente dentro da célula pode ser removida por elevações na pressão osmótica. Quando uma célula microbiana se encontrar em uma solução contendo uma concentração de sais superior àquela do interior da célula ocorrerá a passagem da água de dentro da célula, através da membrana plasmática, para o meio extracelular. A perda de água por osmose causa a plasmólise ou diminuição da membrana plasmática da célula. A importância deste fenômeno está na inibição do crescimento no momento em que a membrana plasmática se separa da parede celular. Assim, a adição de sais em uma solução, com conseqüente aumento da pressão osmótica, pode ser utilizada na preservação dos alimentos, pois a alta concentração de sal ou de açúcar remove a água do interior da célula microbiana impedindo seu crescimento.

DESENVOLVIMENTO

Já ouvimos falar inúmeras vezes da pressão osmótica, a força com a qual um

solvente se movimenta, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semi-permeável. Ouvimos falar também de meios isotónicos, hipo e hipertónicos.

As bactérias são muitas vezes capazes de viver em meios hipotónicos, ou seja

meios em que a concentração de solutos é menor que a sua própria concentração de solutos. Quando as bactérias são transferidas para meios de concentração de soluto mais elevada que a do seu soluto interno, elas sofrem o fenómeno de plasmólise (perda de água). Algumas bactérias conseguem tolerar concentrações de sal da ordem dos 10% e são chamadas halófilas facultativas,

outras crescem em meios com concentrações de sal de 15 a 20% e chamam-se

halófilas extremas.

Bom depois de fazer os dois procedimentos verificamos os seguintes resultados:

Na Influência da pressão osmótica no crescimento microbiano, vimos que em 5% ocorreu:

E. Coli, S. Aureus em 5% unidade de colônia baixa em ambas.

Na Influência da pressão osmótica no crescimento microbiano, vimos que em 10% ocorreu:

E. Coli não cresceu

S. Aureus cresceu.

Influencia da temperatura no crescimento microbiano.

A temperatura tem uma grande influência no crescimento de microrganismos. O processo de crescimento é dependente de reações químicas que são alteradas pela temperatura. Os microrganismos sempre se desenvolvem em uma faixa de temperatura, que compreende desde uma temperatura mínima para início, uma temperatura ótima e uma temperatura máxima. São conhecidas como temperaturas cardinais de uma espécie de microrganismo. Segundo Pelczar (1996), as temperaturas cardinais de uma espécie particular podem variar em um estágio do ciclo de vida do microrganismo e com o conteúdo nutricional do meio. A temperatura pode afetar a taxa de crescimento, assim como o tipo de reprodução. Entretanto, a temperatura ótima para o crescimento pode não ser necessariamente a temperatura ótima para toda a atividade celular. A temperatura ótima de crescimento é aquela que permite um desenvolvimento mais rápido, que irá variar para cada espécie de microrganismo. Ela permite que o microrganismo expresse o seu potencial máximo metabólico.

Durante esse processo são produzidas várias substâncias químicas, que são catalisadas por enzimas. O comportamento do crescimento está relacionado a uma gama de reações enzimáticas.

A temperatura de crescimento de um organismo pode variar para cada espécie. Essas variações podem ser maiores para alguns microrganismos que outros. Nas faixas de temperatura que são mais favoráveis ao crescimento é chamado de taxa de crescimento, cujo número de divisões celulares por hora dobra para cada aumento de temperatura de 10ºC.

Com relação ao crescimento ótimo, os microrganismos são classificados em três grupos, conforme a faixa de temperatura:

- Psicrófilos são microrganismos que crescem em baixas temperaturas.

- Mesófilos são microrganismos que crescem em temperatura ambiente.

- Termófilos são microrganismos que crescem em altas temperaturas.

Os psicrófilos crescem em temperaturas de 10 a 15ºC, mas há muitos microrganismos que se desenvolvem em temperaturas mais baixas. Fazem parte deste grupo bactérias, fungos, algas e protozoários. Esses agentes são encontrados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com