TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Tese: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Com o crescimento das preocupações com a proteção do meio-ambiente e a procura por alimentos mais saudáveis e sem risco de contaminação por agrotóxicos, o mercado de produtos orgânicos tem experimentado uma grande expansão nas últimas duas décadas.

Os sistemas de produção orgânica não permitem o uso de pesticidas e fertilizantes minerais de alta solubilidade e têm como base práticas como a rotação de culturas, o controle biológico de pragas e doenças e o uso de adubos de origem animal (esterco) ou vegetal (adubos verdes). Diante dessas características, os sistemas orgânicos apresentam maior dependência do componente biológico, com uma dinâmica de funcionamento do solo completamente diferente dos sistemas convencionais de produção agrícola.

Geralmente é esperado que a adição de resíduos orgânicos não atue apenas como fonte de nutrientes e matéria orgânica, mas também incremente o tamanho, a diversidade e a atividade das populações microbianas no solo, com influência em sua estrutura, na ciclagem de nutrientes e, consequentemente, na qualidade do solo.

Para avaliar o comportamento de atributos microbiológicos que podem ser utilizados como indicadores de qualidade de solo em sistemas orgânicos de produção, realizamos estudos em pequenas propriedades da Região geo-econômica do Distrito Federal, onde o cultivo de hortaliças é efetuado sob manejo orgânico ou convencional. Propriedades localizadas no PAD-DF e Brazlândia foram selecionadas através de um levantamento feito com a Emater-DF. As propriedades sob manejo orgânico possuíam áreas com 3, 6 e 15 anos (PAD-DF) e 8, 12 e 17 anos de cultivo (Brazlândia).

Propriedades sob cultivo convencional, vizinhas às propriedades orgânicas, também foram incluídas no estudo, tendo 24 e 26 anos sob cultivo, respectivamente.

De maneira geral, os solos das propriedades sob cultivo orgânico apresentaram valores de carbono da biomassa microbiana (CBM) superiores aos das propriedades sob cultivo convencional. Aumentos do CBM com o tempo de adoção do cultivo orgânico evidenciam que esse sistema favorece o estabelecimento de maior quantidade de microrganismos no solo, comparativamente ao sistema convencional. Isso se deve ao fato de que no cultivo orgânico ocorrem maiores adições de resíduos que funcionam como substrato e fonte de energia para os microrganismos.Um dos aspectos práticos e importantes do aumento do CBM reside no fato de que maiores quantidades de C, N, P, S e outros nutrientes podem ser imobilizados temporariamente nos tecidos microbianos, evitando-se perdas por lixiviação e fixação. Através dos processos de mineralização, parte da biomassa microbiana pode também funcionar como fonte desses nutrientes para as plantas.

Assim como o CBM, nos solos de talhões das propriedades sob cultivo orgânico, os valores de atividade das enzimas β-glicosidase, fosfatase ácida e arilsulfatase (relacionadas aos ciclos do C, P e S, respectivamente) foram geralmente superiores aos das propriedades sob cultivo convencional. Esse resultado pode estar associado à incorporação de adubos verdes e ao uso de compostos orgânicos nesses talhões, estimulando a atividade microbiana. Essas diferenças foram mais acentuadas para a arilsulfatase, cujos níveis de atividade nas propriedades orgânicas foram de dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com