TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Resenha: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Habitats

A maioria das bactérias do solo mora na rizosfera, uma zona fina de solo ao redor das raízes das plantas. As raízes adicionam matéria orgânica à rizosfera, fornecendo um ambiente rico em nutrientes para bactérias. Fora da rizosfera, as bactérias tendem a viver nos milímetros mais próximos da superfície do solo. Bactérias se apegam às superfícies das partículas de solo e habitam seus poros -- as áreas do solo preenchidas com ar e água.

Tipos

Bactérias de solo incluem todos os tipos de respiração bacterial e metabolismo. Bactérias aeróbicas precisam de oxigênio para respirar, e uma bactéria anaeróbica possui respiração anaeróbica ou de fermentação. Bactérias autotróficas metabolizam compostos inorgânicos e produzem compostos orgânicos, enquanto bactérias heterotróficas metabolizam compostos orgânicos. A maioria das bactérias de solo é quimiotrófica, que obtém energia de reações químicas. Cianobactérias, entretanto, obtêm energia da luz solar e fazem fotossíntese como plantas. Cada tipo de bactéria realiza diferentes funções no ecossistema do solo.

Funções

As bactérias executam muitos papéis na circulação de nutrientes pelo solo. No ciclo do carbono, fototróficas, como as cianobactérias, prendem o carbono ao solo na forma de compostos orgânicos e as heterotróficas consomem o carbono preso. As autotróficas participam da nitrificação -- o processo de converter amônia em nitrato, uma forma de nitrogênio que plantas podem consumir mais facilmente. Bactérias anaeróbicas chamadas de desnitrificantes convertem nitrato em gás nitrogênio. Algumas bactérias são fixadoras de nitrogênio; elas formam relações simbióticas com legumes, como ervilhas e cravo, e prendem e convertem nódulos de nitrogênio as raízes. Além do ciclo de nutrientes, as bactérias estabilizam o solo, juntando suas partículas e a matéria orgânica decomposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com