TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia - virologia

Tese: Microbiologia - virologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  Tese  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Microbiologia - Virologia

Vírus é um micro-organismo que pode infectar outros organismos biológicos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem-se pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (bactérias e cianofíceas). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja DNA ou RNA) cercada por alguma forma de cápsula protetora consistente de proteína, ou proteína e lipídio. Das 1.739.600 espécies de seres vivos, os vírus representam 3.600 espécies.

ASPECTOS GERAIS DOS VÍRUS

 Não crescem, pois não têm enzimas específicas para metabolismo.

 Não causam doenças e sim exaustão da célula afetada, pois passa a trabalhar com esforço maior para o vírus. Não existe toxina viral.

 Dependendo da infecção e do local de atuação do vírus, a recuperação pode ser mais fácil. Em locais onde as células possuem maior índice de renovação, a recuperação ocorre com mais facilidade. A Hepatite é uma infecção grave porque afeta tecidos que se renovam lentamente, além de comprometer um órgão detoxificador. A Hepatite A é causada por um RNA vírus e a B por um DNA vírus. Esta é mais grave, uma vez que o vírus atua diretamente no núcleo da célula. Já a gripe não é tão grava, pois o tecido afetado está em constante renovação. Vírus que atacam células nervosas causam danos graves, uma vez que elas não se dividem.

 Os maiores vírus encontrados no organismo têm de 250 a 270 nm, ou seja, 1/4 do tamanho de um estafilococo. O menor vírus possui 25 nm.

DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE VÍRUS E BACTÉRIAS

BACTÉRIAS

VÍRUS

Possuem tanto DNA quanto RNA

Possuem DNA ou RNA

RNA sem função genética, apenas função de síntese.

RNA com função genética

Inespecíficas quanto à atuação, podendo causar a mesma doença em diferentes espécies animais

Causam doenças específicas em espécies distintas.

Uma única bactéria pode afetar vários tecidos.

Geralmente com tropismo altamente dirigido, ou seja, um vírus ataca um determinado tecido

Juntamente com fungos são considerados microorganismos verdadeiros.

Não são considerados organismos vivos, estando no limiar vida-matéria.

COMPONENTES DO VÍRION

O genoma do vírion é composto de um tipo de ácido nucléico, DNA ou RNA. O DNA geralmente tem cadeia dupla, mas pode ser de cadeia simples. Já o RNA geralmente tem cadeia simples. O material genético do vírus replica-se dentro da célula, até esta desgastar suas reservas. O RNA pode ser de filamento positivo, para funcionar como um mensageiro, ou negativo, para funcionar como um modelo para produção de RNAm.

O capsídeo é uma estrutura protéica que pode ou não ter um revestimento membranoso (envelope). Este revestimento é derivado da membrana da célula que o vírus matou que ainda contém proteínas codicifadas pelos seus próprios genes. As proteínas na superfície do capsídeo e do revestimento determinam a interação do vírus com o hospedeiro. As subunidades protéicas do capsídeo chamam-se capsômeros, que podem ter disposições geométricas cúbica (icosaédrica) ou helicoidais.

A maioria das glicoproteínas virais age como proteínas de fixação virais, capazes de ligar-se às estruturas de células-alvo ou hemácias (hemaglutinas). Algumas possuem outras funções, como a neuraminidase dos otomixovírus, que causa influenza, ou como outras que constituem o próprio antígeno para imunidade protetora.

PRINCIPAL TEORIA PARA A ORÍGEM DOS VÍRUS

A teoria mais aceita é a de que os vírus eram o próprio material genético das células, derivados de uma espécie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com