TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microorganismos

Tese: Microorganismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 10

Microorganismos

1. Classificação e Estruturas:

O que são Microrganismos

Os Microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.

São classificados como: bactérias, fungos, parasitas, havia uma outra categoria que só pôde ser observada após a invenção do microscópio eletrônico. Tratava-se de um ser de estrutura organizacional bastante simples e de existência já presumida: o vírus.

Com o início dos estudos dos microrganismos, ficou claro que a divisão dos seres vivos em dois reinos (animais e plantas) era insuficiente. Em 1866 foi sugerida a criação de um terceiro reino (protista), que englobava as bactérias, algas, fungos e protozoários.

Essa classificação foi satisfatória até que estudos mais avançados sobre a ultra-estrutura celular demonstraram duas categorias de células (procarióticas e eucarióticas).

Os vírus não se enquadram na classificação dos seres vivos, por não apresentarem uma estrutura celular. São formados basicamente por uma porção de material genético (DNA ou RNA), envolvido por proteína. Alguns vírus com estruturas mais complexas possuem sobreposto a camada protéica um envoltório lipoprotéico. Fora das células, os vírus não possuem atividade metabólica própria. São classificados de acordo com o ácido nucléico, composição química e morfologia.

TIPOS DE MICROORGANISMOS:

*VÍRUS

Vírus são os menores microorganismos que existem.

São responsáveis por doenças comuns, como resfriado,

gripe e dor de garganta. Causam também doenças terríveis,

como poliomielite, Ebola e Aids.

Vírus Ebola

*BACTÉRIAS

Bactérias são organismos unicelulares tão simples que são desprovidos de núcleo e em geral têm um só cromossomo. Trilhões de bactérias habitam o nosso corpo, a maioria no trato digestivo. Elas ajudam a digerir os alimentos e são a fonte principal da vitamina K, necessária para a coagulação do sangue. Apenas umas 300 das cerca de 4.600 espécies de bactérias catalogadas são consideradas patógenas (causadoras de doenças). Ainda assim, as bactérias são a fonte de uma longa lista de doenças em plantas, animais e humanos. Nos humanos essas doenças incluem tuberculose, cólera, difteria, antraz, cáries dentárias, certos tipos de pneumonia e várias doenças sexualmente transmissíveis.

Bactéria “Staphylococcus aureus”

As Bactérias são classificadas como:

Método Gram para Bactérias:

Hans Christian Gram, um bacteriologista dinamarquês, estudou e definiu a técnica para corar bactérias, a coloração Gram, em 1884. Nesta ocasião, experimentalmente, corou lâminas com esfregaços (uma espécie de “raspa”, grosseiramente falando, de um determinado lugar do corpo ou de uma cultura que se queira fazer a pesquisa) com violeta de genciana e percebeu que se as bactérias existentes nestes esfregaços uma vez coradas não desbotavam com álcool, se previamente fossem tratadas com iodo.

Avançando e aprimorando o método, adicionou ainda outros corantes denominados “contra-corantes”, tais como safranina e fucsina básica. As bactérias contidas no esfregaço podem ser classificadas como Gram-positivas (aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha), isto dependerá da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa.

Existe um protocolo que se segue para fazer a coração de um esfregaço, com etapas bem definidas e com misturas de substâncias (solução de cristal violeta; solução de lugol (iodeto de potássio - IK); solução de safranina e solução de álcool) que resultarão na coloração positiva ou negativa.

Esta coloração permite distinguir os mais variados tipos de bactérias e que tipo de parede celular elas tem (se mais simples ou mais complexas, com mais ou menos peptideoglicanos – principal componente da parede celular bacteriana). As bactérias que descorarem quando submetidas à um solvente orgânico são Gram-negativas, e as que permanecerem coradas mesmo quando em contato com o solvente são denominadas Gram-positivas.

Estas bactérias de diferentes colorações tem também graus diferentes de virulência. As Gram-negativas, por exemplo, são constituídas por uma endotoxina denominada LPS (lipopolissacarídeo), que é causadora da patogenicidade. Já as Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.

Bactérias Gram-negativas:

As proteobactérias compôem a maior parte das bactérias gram negativas. As principais são:

Escherichia coli ,Salmonella ,Shigella

Enterobacteriaceae: Pseudomonas ,Moraxella , Helicobacter , Stenotrophomonas , Bdellovibrio ,Legionella

Entre outras, como Chlorobi, Chloroflexi, Cianobactérias, Espiroquetas, etc.

Bactérias Gram-positivas

Filo Firmicutes (Bacilos, Estreptococos, Estafilococos, Enterococos, Actinobacteria, Listeria, etc)

Estrutura Bacteriana

-Membrana citoplasmática

• funções:

a . transporte ativo de moléculas para o interior da célula é uma importante barreira osmótica, não permitindo transporte passivo;

b . geração de energia por fosforilação oxidativa (substitui mitocôndrias das células eucarióticas);

c . síntese de precursores para parede celular;

d . secreção de enzimas e toxinas.

• Peptideoglicana é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com