TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas De Diferenciação De Microorganismos

Trabalho Escolar: Provas De Diferenciação De Microorganismos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

A prova prática de microbiologia teve o objetivo de isolar microrganismos de algum lugar da faculdade Anhanguera de Brasília. A prova foi dividida em duas etapas:

1° Etapa: cada grupo recebeu dois swabs para coletarem em dois pontos diferentes. Nosso grupo coletou no botão do elevador e no cartão do segurança que fica na catraca da frente da faculdade. Depois de colhidas as amostras, retornamos ao laboratório de microbiologia e fizemos o esfregaço na placa com Ágar Sangue, para melhor esfregaço umedecemos o swab com soro fisiológico. Identificamos as placas e colocamos na estufa para as bactérias crescerem.

2° Etapa: 15 dias depois da primeira etapa fomos fazer a identificação das bactérias que cresceram nas placas. A primeira prova que fizemos foi a de catalase, que consiste em identificar Staphylococus, Streptococus, Enterococus, Listeria e etc. A catalase é uma enzima que destrói o peroxido de hidrogênio. A prova de catalase foi realizada da seguinte forma: Depois de flambar a alça pegamos uma pequena amostra da colônia que cresceu na placa e passamos em uma lâmina, depois pingamos em cima da amostra na lâmina uma gota de peróxido de hidrogênio (água oxigenada), de imediato se formaram bolhas comprovando o resultado positivo da catalase. Repetimos o mesmo procedimento com a segunda colônia o qual também deu positivo.

A segunda prova foi a de coagulase, a coagulase são enzimas que coagulam o plasma sanguíneo, serve para distinguir Staplylococus dos S.aureus. Após flambagem da alça pegamos uma pequena amostra da colônia e esfregamos em uma lâmina, depois pingamos uma gota de soro, este soro foi coletado de um aluno da nossa turma. Repetimos o mesmo procedimento com a outra colônia e ambas não coagularam comprovando que a prova deu negativa.

A terceira prova foi a de coração das lâminas para distinguir gram negativas e gram positivas, para isso usamos a coloração de Gram. Colocamos uma amostra de cada colônia em lâminas diferentes, depois coramos: usamos violeta (1min), Lugol (1min), Álcool cetona (15 seg), Fucsina (1 min). Depois de secar a lâmina observamos no microscópio e as duas lâminas deram gram positivas. As lâminas estavam repletas de cocos ,bacilos e tinha alguns streptococus e estafilococos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com