TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia

Resenha: Morfologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Mascaro (2004), a velhice é parte de um ciclo natural de todo ser vivo, nascer, crescer, amadurecer, envelhecer e morrer, e as transformações que as caracterizam originam-se no próprio organismo e ocorrem em parcialmente, no dia a dia. Em uma gradual sequencia de acontecimentos e etapas. Vários autores consideram a velhice é considerada, como fundamentação teórica, como (DEBERT, 1999; MINAYO; COIMBRA,2002; BARROS, 2003, FALEIROS; REBOUÇAS, 2006) em sua disparidade e multiplicidade de situações e de grupos ou coletivos, classificando-a como um processo combinado entre perdas e ganhos. (FALEIROS; REBOUÇAS, 2006). Moragas (1997) expõe uma diferença entre a velhice cronológica da velhice funcional e da velhice como etapa vital, na qual existem simultaneamente tanto perdas quanto ganhos, durante o processo de envelhecimento existem tanto dimensões positivas como dimensões de perdas, constituindo uma etapa a mais na experiência humana.

Como meio de identificarmos mais valores e imagens normalmente atribuídas a velhice e qualidade de vida. Escolhemos inscrever este estudo na perspectiva das representações sociais, conforme as definições de Moscovici. De acordo com ele (1978, p. 28), a representação social é um corpus organizado de conhecimentos e uma das atividades psíquicas graças às quais os homens tornam inteligível a realidade física e social, insere-se num grupo ou numa ligação cotidiana de trocas e liberam os poderes de sua imaginação.

Envelhecer com saúde é um direito presente no art.º 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político. A expectativa de vida da população aumentou é preciso que não só aumente a expectativa d vida mais o tempo de vida com qualidade no qual o cidadão tenha dignidade e saúde para aproveitar todo tempo que lhe resta consigo e com a família. Para tanto temos de enfrentar uma serie de desafios e efetuar mudanças no cotidiano de todos, tanto no pessoal quanto no social do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com