TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A morfologia e a anatomia de мamiferos

Artigo: A morfologia e a anatomia de мamiferos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Os mamíferos (do latim científico Mammalia) constituem uma classe de animais Vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas, mais nítida na espécie humana, que produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos, presença de glândulas sebáceas e sudoríparas ajudam a regular a temperatura tornando possível o desenvolvimento de mecanismos fisiológicos mais complexos e eficientes. São animais homeotérmicos, (ou seja, "sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração(com quatro câmaras). O aumento do cérebro permitiu que os mamíferos se tornassem mais ágeis e inteligentes. Os mamíferos incluem 5.416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1.200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5.558 espécies de mamíferos.

MORFOLOGIA E ANATOMIA

Tegumento

A pele é mole, fina, pluriestratificada e coberta por pêlos. Nela estão presentes glândulas sebáceas que secretam gordura que protege e impermeabiliza a pele e os pêlos. As glândulas sudoríparas secretam água e sais para a regulação da temperatura corporal.A pele é o maior órgão do corpo humano. Pode ser divida nas seguintes partes:

- Epiderme: cama,da mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e é extremamente importante para proteção. Alguns vertebrados possuem glândulas e pêlos associados.

- Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. É uma camada estrutural, composta de fibras colágenas, células produtos de pigmentos e vasos sanguíneos.

- Hipoderme: Tecido subcutâneo fica entre a pele e os músculos. É o local onde a gordura das aves e mamíferos fica depositada. Também contém fibras colágenas e elásticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com