TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morus Nigra

Artigo: Morus Nigra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Análise qualitativa de extrato de Morus nigra L.

Resumo

Morus nigra L. (Moraceae), conhecida como amoreira-preta, é uma árvore frutífera, caducifólia. As folhas são utilizadas na medicina tradicional como analgésico, hipoglicemiante, anti-inflamatória e a infusão para o climatério.(não vai ficar isso, preciso do restante do trabalho)

Palavras-chave:Amoreira-preta,Mousnigra L., Análise qualitativa.

1. Introdução

O Brasil possui uma grande quantidade de plantas, cerca de um terço da flora mundial, porém muitas delas não são conhecidas e estudadas mais a fundo. (YUNES et. al, 2001).

As plantas medicinais são capazes de produzir princípios ativos que podem alterar o funcionamento do organismo, mas antes devem passar por um processo de validação através de métodos científicos com o intuito de assegurar o tratamento de doenças. (FERRO, 2006; MACIELet al., 2002).

A espécie Morus nigra L., pertencente à família Moraceae, conhecida como amoreira-preta, teve origem na Ásia e hoje é cultivável no clima brasileiro. (MOREIRAet al., 2010).É uma árvore frutífera, caducifólia, podendo atingir até 15m de altura. (BACKER; IRGANG, 2004).

Suas folhas são grossas, simples e alternas, cordiformes, simétricas na base, de cor verde escura, pecíolos curtos, ásperas, com dentes largos e regulares, estípulas longas, membranosas e felpudas (MORGAN, 1982). As gemas são protegidas por estípulas caducas, inflorescência na forma de espiga ou sicônio. Geralmente são utilizadas na medicina tradicional como analgésico, hipoglicemiante, anti-inflamatória e a infusão por mulheres durante o climatério, na menopausa.

Diferentes grupos de compostos químicos têm sido investigados no gênero Morus, tais como alcaloides, cumarinas, flavonoides, triterpenos e esteroides (TOSHIO et al., 2005; CAMÉLIA et al., 1997).

Este trabalho tem como objetivo produzir um extrato etanólico das folhas de Morus nigra L. utilizando o processo de maceração e realizar análise qualitativa das principais classes de princípios ativos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com