TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Médico e figura importante na história da saúde

Relatório de pesquisa: Médico e figura importante na história da saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 3 – Diagnóstico por imagem (Imaginologia)

Por Sérgio Noriaki Sato

"Aos doentes tenha por hábito duas coisas:

ajudar, ou pelo menos não produzir danos."

Hipócrates de Cós (460 aC – 377 aC)

Médico e importante figura da história da Saúde

Histórico

Descoberto acidentalmente por Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895, enquanto estudava o comportamento de gases submetidos a altas voltagens. Não sabendo exatamente o que eram as radiações por ele encontradas, Röntgen chamou-as de Raios-X, numa referência a primeira incógnita da Matemática.

Produção

Uma fonte de alta tensão (milhares de volts) acelera elétrons e os dispara contra um alvo, positivo. Os elétrons são bruscamente freados e a energia liberada por eles manifesta-se sob a forma de ondas de raios X. (Tubos de televisão utilizam este processo. Medidas realizadas pelo Laboratório de Dosimetria e Proteção Radiológica do Instituto de Física da USP mostraram que a quantidade de raios-X que atravessa o vidro de uma televisão é inferior a 10% da radiação natural de fundo).

Os raios X são semelhantes fisicamente aos raios gama (), sendo que as diferenças essenciais são a origem (os raios gama são de origem nuclear e os raios X são de origem eletrônica) e a intensidade, pois os raios gama são de maior freqüência.

Radiofotografia

Uma radiografia X é obtida essencialmente por um processo fotográfico tradicional (aquele que utiliza um filme), mas usando ondas de alta freqüência (os raios X) e não luz visível. Os raios X possuem um pequeno comprimento de onda e podem atravessar materiais opacos à luz visível, dependendo da densidade destes materiais. Como a imagem produzida depende de alternância entre claridade (ou transparência) e escuridão (opacidade) é importante que existam diferenças de densidade para que os raios X sejam eficientes. Desta forma a visualização de ossos (tecidos duros) é facilitada pelo raio X o mesmo não ocorrendo com tecidos moles.

É importante destacar que o caráter ionizante dos raios X permite que sejam usados como os raios gama para esterilização de materiais cirúrgicos.

A seguir o exemplo de uma chapa torácica com visão formação de água no tecido pulmonar.

A seguir um equipamento padrão de raio X clínico.

Tomografia Computadorizada (TC)

O processo tomográfico utiliza raios X, mas em vez de varrer toda uma região unicamente, lâminas de raios X fatiam esta região. As informações não são registradas em filme mas lidas por sensores digitais. Desta forma enquanto o a radiofotografia tradicional equipara-se a fotografia tradicional, a tomografia computadorizada equipara-se à fotografia digital, hoje cada vez mais comuns, principalmente pelo seu uso em celulares.

A seguir a imagem de um tomógrafo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com