TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método científico

Seminário: Método científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Seminário  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Método científico

O método científico é um conjunto de técnicas empregadas para a investigação de fenômenos, aquisição de conhecimento ou revisão de conhecimentos já disponíveis.

Um método de observação só pode ser denominado “científico” se for baseado em evidências observáveis, empíricas e mensuráveis, sujeitas a princípios comuns de avaliação segundo a razão.

O método científico, assim, consiste da coleta e processamento de dados através de observação simples e experimentação, seguida da formulação e teste de hipóteses a respeito desses mesmos dados iniciais.

Embora haja considerável variação nos métodos de investigação entre diferentes áreas, há características comuns e que podem ser usadas para distingüir efetivamente o método científico de outras metodologias para a aquisição de conhecimento.

Pesquisadores propõe, partindo de dados iniciais, hipóteses como modelos explicativos de um determinado fenômeno, e procedem com o desenho de estudos experimentais para testar essas hipóteses. Para serem válidos, os experimentos e a formulação de hipóteses precisa ser duplicável (ou seja, repetida) no próprio ambiente em que foram desenvolvidas e onde mais haja condições para tal.

Dentre as característicascompartilhadas por diferentes áreas de investigação na aplicação do método científico está a assunção de que o processo investigativo nesses moldes deva ser objetivo de modo a reduzir interpretações enviesadas dos resultados.

Além disso, espera-se que os dados e a metodologia sejam passíveis de serem documentados e arquivados, de modo a estarem disponíveis para o escrutínio de outros colegas cientistas. Esse cuidado garante que os resultados possam ser verificados, já que através da metodologia e dados primários coletados eles podem ser reproduzidos por outros membros da comunidade científica.

Essa prática cuidadosa na concepção, execução e documentação das metodologias e dados permite, além disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com