TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurocisticercose

Resenha: Neurocisticercose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Neurocisticercose

O homem é o hospedeiro definitivo, albergando o parasito adulto no intestino. hospedeiro intermediario o porco, o cisticercoso alojado na carne de porco ingerida crua ou mal cozida, chegando ao intestino do homem, transforma- se em T. solium completando assim, o ciclo evolutivo natura.o cantagio tambem pode se dar por heteroinfestaçao atraves de alimentos, particularmente verduras cruas, agua e maos contaminadas. No porco a cisticercose acomete a musculatura estriada, no homem o sistema nervoso revela-se a localizaçao mais importante.

Pela estimativa da Organização Mundial da Saúde, 50.000.000 de indivíduos estão infectados pelo complexo teníase/cisticercose e 50.000 morrem a cada ano.

No Brasil, a neurocisticercose é encontrada com elevada freqüência nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. A prevalência populacional, contudo, não é conhecida pela ausência de notificação da doença.

As manifestações clínicas da neurocisticercose estão na dependência de vários fatores: tipo morfológico, número, localização e fase de desenvolvimentodo parasita, além das reações imunológicas locais e à distância do hospedeiro.

A neurocisticercose acomete indivíduos de ambos os sexos, de qualquer raça e de todas as faixas etárias, com predomínio entre 11 e 35 anos. As manifestações clínicas mais freqüentes são: crises epilépticas (62%), síndrome de hipertensão intracraniana (38%), meningite cisticercótica (35%), distúrbios psíquicos (11%), forma apoplética ou endarterítica (2,8%) e síndrome medular (0,5%)

Atualmente, a tomografia computadorizada e o LCR são considerados os melhores exames para a determinação diagnóstica de neurocisticercose. Acredita-se que o cisticerco intraparenquimatoso sobreviva por um período de 3 a 6 anos, após o qual sofre um processo de degeneração. Na seqüência, após um período de aparente normalização, inicia-se no local o processo de deposição progressiva de sais de cálcio. O intervalo médio entre a morte do cisticerco e a calcificação radiologicamente perceptível é de 25 meses

A ressonância nuclear magnética apresenta maior sensibilidade que a tomografia computadorizada na detecção de cisticercos cisternais e intraventriculares, assim como melhor visualização do escólex e de pequenas vesículas cisticercóticas.

Recomenda-se, atualmente, o albendazol como o medicamento de primeira escolha no tratamento da doença Com o propósito de atenuar a reação inflamatória, freqüentemente observada durante o tratamento parasiticida, recomenda-se a associação de dexametasona. Há questionamentos sobre a eficácia das drogas parasiticidas na localização cisternal ou intraventricular e na forma racemosa, recomendando-se, como melhor opção, a extirpação cirúrgica, quando exequível.

Levando-se em consideração as incertezas e os benefícios, a falibilidade e os riscos da terapêutica farmacológica, a verdadeira solução da neurocisticercose está colocada primordialmente nas medidas de prevenção da infestação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com