TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas De Quito

Trabalho Escolar: Normas De Quito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  2.585 Visualizações

Página 1 de 13

Normas de Quito, 1967 “UNESCO - ICOMOS”

Novembro/Dezembro de 1967

Origem

“Cimeira” dos chefes de estado do continente Americano - definem 9 recomendações sobre conservação.

Introdução

Surge da consciente necessidade da conservação e utilização do património monumental e da relação de esforços multinacionais que se comprometeram a realizar os governos da América.

O acelerado processo de empobrecimento que vem sofrendo a maioria dos países americanos como consequência do estado de abandono e da falta de defesa em que se encontra sua riqueza monumental e artística demanda a adopção de medidas de emergência, tanto em nível nacional quanto internacional.

As recomendações são formuladas dentro de um plano sistemático de revalorização dos bens patrimoniais em função do desenvolvimento económico-social, e limitadas, especificamente, à adequada conservação e utilização dos monumentos e sítios de interesse arqueológico, histórico e artístico, em conformidade com o que dispõe o Capítulo V, Esforços Multinacionais, alínea d), da Declaração dos Presidentes da América.

Princípios Gerais

A ideia do espaço é inseparável do conceito do monumento e, portanto, a tutela do Estado pode e deve estender-se ao contexto urbano, ao ambiente natural que o emoldura e aos bens culturais que encerra. Contudo, pode existir uma zona, recinto ou sítio de carácter monumental, sem que nenhum dos elementos que o constitui, isoladamente considerados, mereça essa designação.

Os lugares pitorescos e outras belezas naturais, objecto de defesa e protecção por parte do Estado, não são propriamente monumentos nacionais.

Qualquer que seja o valor intrínseco de um bem ou as circunstâncias que concorram para constituir a sua importância e significação histórica ou artística, ele não se constituirá em um monumento, a não ser que haja uma expressa declaração do Estado nesse sentido. A declaração de monumento nacional implica a sua identificação e registro oficiais.

A partir desse momento o bem em questão estará submetido ao regime de excepção assinalado pela lei.

Todo monumento nacional está implicitamente destinado a cumprir uma função social. Cabe ao Estado fazer com que ela prevaleça e determinar, nos diferentes casos, a medida em que a referida função social é compatível com a propriedade privada e com o interesse dos particulares.

A solução conciliatória

Alerta para a necessidade de conciliar as exigências do progresso urbano com a salvaguarda dos valores ambientais, quer a nível local, quer nacional.

Assim, todo plano de ordenação deverá realizar-se de forma que permita integrar ao conjunto urbanístico os centros ou complexos históricos de interesse ambiental.

Porque, a defesa e valorização do património monumental e artístico não se contradiz, teórica nem praticamente, com uma política de ordenação urbanística cientificamente desenvolvida. Deve é constituir-se como um complemento.

A continuidade do horizonte histórico e cultural da América, gravemente comprometido pela entronização de um processo anárquico de modernização, exige a adopção de medidas de defesa, recuperação e revalorização do património monumental da região e a formulação de planos nacionais e multinacionais a curto e a longo prazo.

É preciso admitir que os organismos internacionais especializados têm reconhecido a dimensão do problema e vêm trabalhando com afinco, nos últimos anos, para conseguir soluções satisfatórias. Assim, está à disposição da América a experiência acumulada.

Valorização Económica dos Monumentos

Os monumentos de interesse arqueológico, histórico e artístico constituem recursos económicos, e não um encargo.

Mobilizam os esforços nacionais no sentido de procurar o melhor aproveitamento dos recursos monumentais de que se disponham, como meio indirecto de favorecer o desenvolvimento económico do país.

Contudo, isto implicava uma tarefa prévia de planeamento a nível de cada nação, ou seja, a avaliação dos recursos disponíveis e a formulação de projectos específicos dentro de um plano de ordenação geral.

Finalmente, a extensão da cooperação interamericana, para este aspecto do desenvolvimento, implica o reconhecimento de que o esforço nacional não é por si só suficiente para empreender uma acção que, na maioria dos casos, excedia as actuais possibilidades. É unicamente através da acção multinacional que muitos Estados-Membros, em processo de desenvolvimento, podem prover-se dos serviços técnicos e dos recursos financeiros indispensáveis.

A valorização do Património do Cultural

Valorizar um bem histórico ou artístico equivale a habilitá-lo com as condições objectivas e ambientais que, sem desvirtuar a sua natureza, ressaltem as suas características e permitam o seu excelente aproveitamento. Deve-se entender que a valorização se realiza em função de um fim transcendente, que, no caso da América Ibérica, seria o de contribuir para o desenvolvimento económico da região.

A valorização do património monumental e artístico implica uma acção sistemática, eminentemente técnica, dirigida a utilizar todos e cada um desses bens conforme a sua natureza, destacando e exaltando suas características e méritos até colocá-los em condições de cumprir plenamente a sua nova função a que vão estar destinados.

Destaca-se que, em certa medida, a área de implantação de uma construção de especial interesse fica comprometida por causa da vizinhança imediata ao monumento, o que equivale a dizer, que passará a ser parte dele quando for valorizado, logo, não passa a ter uma penalização, mas sim, uma real valorização.

Conclui-se assim, que a diversidade de monumentos e edificações de marcado interesse histórico e artístico, situadas dentro do núcleo de valor ambiental, se relacionam entre si, e exercem um efeito multiplicador sobre o resto da área, que ficará revalorizada no conjunto, isto, como consequência de um plano de valorização.

Os monumentos em função do turismo

Os valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com