TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bioma Pampa

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Bioma pampa

O bioma pampa está restrito ao estado rio grande do sul. Era considerado parte da Mata Atlântica até 2004. Originalmente, ocupava 63% do território gaúcho. Hoje, apenas 36% dessa área ainda está coberta pela vegetação original. Sendo considerado o segundo bioma mais degradado do brasil. As paisagens naturais do pampa são variadas, de serras, planícies, morro rupestres a coxilas (colinas arredondadas). Trata-se de um patrimônio natural e cultural de importância nacional e global.

No subsolo do pampa localiza-se parte do aquífero Guarani, que é o corpo hídrico subterrâneo mais grande do mundo. Abrange territórios da Argentina, Uruguai, Paraguai e a maior extensão no território brasileiro.

O bioma propicia o desenvolvimento de varias atividades econômicas entre as quais as principais são a pecuária e a agricultura. Gerando uma economia muito deselvolvida já que suas terras são bastante férteis e terem chuvas regulares durante todo o ano o que beneficia a plantação de arroz, milho, soja, trigo e frutas como a uva.

A pecuária é bem desenvolvida devido a vegetação predominantemente rasteira que contribui com a criação de bovino e ovinos. Porem essa exploração ao longo dos anos, que só visa a produtividade e lucro, tem degradado o ambiente devido a fatores como a plantação de arvores e crescimento de espécies exóticas como o eucaliptos e pinus para o abastecimento das indutrias de papel e celulose.

Poucas plantas nativas sobrevivem debaixo das árvores, pois há pouca luz disponível e as espécies de campo aberto precisam de muito sol. “Quando as árvores forem cortadas, restarão apenas os tocos e um solo descoberto – ambiente propício para espécies invasoras como o capim-annoni ou a grama-paulista, que são muito fibrosas e não servem para pasto.

Essas culturas são capazes de absorver enormes quantidades de água, podendo até mesmo ressecar rios e outras fontes hídricas existentes no entorno dessas grandes plantações. O que acaba gerando um grande déficit hídrico nas regiões onde são cultivados, gerando assim certa desertificação da região.

Como o eucalipto está sendo plantado visando-se unicamente uma maior viabilidade econômica possível, depois de alguns anos a plantação é cortada, deixando o solo empobrecido e exposto a erosão, causando enormes impactos ambientais na região onde estava sendo cultivada a floresta. Ressecamento do solo e uma maior exposição à erosão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com