TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caramujo Pomacea

Por:   •  16/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Você já deve ter se deparado com uma massa sólida rosada ou meio alaranjada dessas alguma vez enquanto caminhava na beira de algum rio, lago ou algum lugar com poças de águas por perto e se perguntado, o que será isso?

Bom isso nada mais é que ovos de uma espécie específica de caramujo, o Pomacea canaliculata, eles são moluscos ampularídeos de água doce muito comuns em diversas áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Podem-se encontrar esses animais em uma grande variedade de lugares como pântano, banhados, diques, rios, canais, etc. A maior parte das espécies optam por locais com pouco hidrodinamismo, ou seja, águas mais lentas em rios e riachos, apenas poucas espécies são adaptadas com correntezas mais fortes. Os ampularídeos possuem pulmões/brânquias adaptados para habitats com água pouco oxigenada. Eles também possuem a habilidade de sobreviver a grandes períodos de seca, devido à vantagem de sua respiração associado a um opérculo. Nestes casos eles se enterram no substrato e entram em “hibernação” (dormência) com sua concha firmemente fechada.

Os ampularídeos possuem uma característica marcante, que são os ovos fora da água. Para obter sucesso na reprodução os ampularídeos podem depender de vários fatores, o primeiro deles é um macho e uma fêmea se encontrar. Em segundo os caramujos devem iniciar a cópula e depositar os ovos. Temperaturas altas e muita comida devem estimulam eles a isto. Uma vez que os ovos estejam fecundados as fêmeas deixam à água a noite e procura um bom lugar para pôr seus ovos que seriam em caules de vegetação aquática emersa, rochas, tronco de árvores, ou qualquer outro objeto sólido. Os ovos são colocados um a um e ligados um ao outro em uma massa sólida. São moles e apresentam uma cor leitosa quando recém colocados, porém se modificam em poucas horas. Sua cor definitiva varia entre (branco, verde, rosado ao laranja brilhante, depende da espécie) em um ou dois dias aparecem. Os ovos necessitam conservarem-se úmidos, porém nunca molhados e nunca serem submergidos na água, pois isso mataria os embriões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com