TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caramujo Africano Gigante

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

CARAMUJO GIGANTE AFRICANO

INTRODUÇÃO

Achatina fulica, proveniente do leste da África, no Brasil encontra-se distribuído em 24 de 26 estados brasileiros, sendo que estes foram introduzidos primeiramente no estado do Paraná na década de 80 por uma feira agropecuária, onde eram distribuídos kits incluindo a matriz e folhetos dando instruções de como iniciar a criação. No Brasil como não tinha e não tem costumes de consumir caramujo (escargot) não houve demanda na comercialização, com isso os criadores soltaram os moluscos na natureza.

Nos inúmeros países em que se estabeleceu A. fulica promoveu a devastação de plantações de banana, mamão, amendoim, café, cítricos e outras, bem como a destruição de grãos armazenados, de jardins e de hortas domésticas. Segundo Coradin & Tortato (2006), em 2001, o governo Brasileiro preocupado com esse assunto por meio de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente-MMA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA promoveram uma discussão sobre as espécies exóticas invasoras juntamente com especialistas de países como: Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Os especialistas participantes concluíram que existem avanços no controle de espécies invasoras, entretanto ainda há necessidade de atenção nos danos causados por estas espécies na agricultura e ambientes naturais.

Quanto a sua reprodução, dados do Instituto Hórus (2007) demonstraram que a A.fulica é extremamente prolífica e alcança a maturidade sexual aos 4ou 5 meses, a fecundação ocorre mutuamente, pois os indivíduos são hermafroditas, podem realizar até 5 posturas por ano e atingem de 50 a 400 ovos por postura. Em geral passa o dia escondido e sai para se alimentar e reproduzir a noite ou durante as chuvas ou logo após a elas.

A SES informa que a espécie é resistente á seca ao frio e sobrevive em terrenos baldios, plantações abandonadas, sobras de construções, entulhos e lixões.

A partir disso uma serie de patologias começaram a cometer o ser humano, tornando-se uma zoonose, por meio de pesquisas constataram que o caramujo da espécie Achatina Fulica era hospedeiro intermediário de parasitas causadores de patologias como: Angiostrongylus cantonensis causador da angiostrogilíase meningoencefálica também denominada meningite, ou meningoencefalite eosinofilica, o nematóide parasita do homem e de outros vertebrados que tem como sintomas; dor de cabeça forte, rigidez da nuca e distúrbios do sistema nervoso central, como se alojam no SNC causa extrema gravidade, embora poucas vezes fatal, os sintomas podem se arrastar por meses, e, além disso, ocorrem casos de lesões oculares permanentes. Parece ser contraída pelo homem através de ingestão de larvas de terceiro estagio de A. contonensis, ou de moluscos infectados, pois eles são ávidos por verduras, legumes e frutas como fonte alimentar, é provável que o consumo humano desses vegetais a maneira mais comum de aquisição do parasita. Existem também a abgiostrongilíase abdominal causada pelo Angiostrongylus costaricensis doença grave que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal, tem como sintomas dor abdominal intensa, febre, anorexia e vômito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com