TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Evolutivo e Microrganismos que Causam

Por:   •  23/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

  Foi percebido que a Malária tem uma forte influencia nas áreas tropicais, pois é onde tem sistemas de saúde e as condições socioeconômicas que ajuda fortemente a manter a vulnerabilidade da transmissão. A Amazônia em específica, é uma região onde se encontra 99% dos casos dá Malária, isso acontece por conta das condições demográficas, ambientais e sociais que são bastante favoráveis à manutenção do ciclo de transmissão, neste trabalho será explicado a parte histórica, quem descobriu, ciclo evolutivo, microrganismos que causa, se tem ou não tem tratamento, sintomas, e diagnóstico, um trabalho completo para um bom entendimento sobre o que a Malária faz e o que pode fazer. O nome científico da Malária é conhecido pelos protozoários do tipo Plasmodium, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, existem cinco espécies de protozoários do gênero Plasmodium que podem causar a Malária, no Brasil são encontrados os Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malariae, são as que mais apresentam preocupações no Brasil hoje em dia e principalmente na região Amazônica. Fazer esse estudo sobre a Malária ajuda na questão de prevenção e o que se fazer caso for picado, ou sentir alguns dos sintomas, é importante lembrar que a Malária é um caso sério, ainda mais se não for tomada nenhuma medida de prevenção ainda no começo do diagnóstico.

Palavras chaves: Anopheles; Plasmodium; Plasmodium vivax; Plasmodium falciparum; Plasmodium malariae.

Ciclo Evolutivo e Microrganismos que causam.

      A malária é uma doença transmitida pela picada de alguns mosquitos de gênero Anopheles que são contaminados pelo protozoário do gênero Plasmodium, somente a fêmea do mosquito Anopheles pica o ser humano, e quando acontecer a picada vai ocorrer a inoculação dos parasitos no corpo humano e nessa fase são conhecidos como esporozoítos, em seguida invadem os hepatócitos que são as células do fígado e assim ocorre a multiplicação que dá origem aos merozoítos, que rompem os hepatócitos e acabam caindo na corrente sanguínea, onde invadem as hemácias. Então nas hemácias, os merozoítos vão passar por mudanças e assim vão se transformar em trofozoítos, que vão dar a origem de novos merozoítos, os quais rompem hemácias e invadem outras hemácias formando ciclos repetitivos de multiplicação.    

  No caso específico do Plasmodium falciparum e P. vivax, o ciclo se repete a cada 48 horas, e quando as hemácias são rompidas o indivíduo apresenta sintomas da doença, como febre por exemplo.

De uma forma resumida, o ciclo funciona com um mosquito infectado que vai picar uma pessoa, depois, as células do fígado vão ser infectadas, em seguida, as hemácias são infectadas também, e após isso, o mosquito pica uma pessoa infectada, repetindo assim o ciclo, de uma forma simplificada, o ciclo funciona em 4 etapas. Importante lembrar que no interior das hemácias pode acabar se desenvolvendo formas sexuadas, chamadas de gametócitos, que vão acabar sendo ingeridas pelo mosquito e continuar o ciclo, no corpo dos mosquitos essas formas sexuadas formarão os esporozoítos, que contaminarão uma nova pessoa, quando ela for picada vai dar início a mais um ciclo. A malária também pode ser transmitida por transfusão sanguínea, compartilhamento de agulhas contaminadas e da mãe para o filho, porém são formas raras de acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (145.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com