TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Biologia Celular

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO letra “c” – Fundamentos da Biologia Celular, capítulo 12 (pag. 383-416)

NOME: Davi Cardinot de Castro Pereira

1° período em Agronomia

Perguntas:

  1. Defina transporte passivo e ativo. Qual é importância das diferentes concentrações de íons no lado exterior e interior da membrana plasmática?

O transporte ativo é aquele que gasta energia em seu processo, esse processo é feito pelas bombas, um exemplo é a bomba de potássio, já o passivo é o que não gasta energia e esse processo é realizado pelos canais, um exemplo desse processo é o canal iônico. Os íons do lado exterior da célula têm maior concentração de cargas positiva e tem a tendência de quererem entrar para célula porque são atraídos pelas cargas negativas, que se encontram no interior da membrana plasmática, entretanto esses dois lados tem que ter um equilíbrio de íons negativos e positivos quase que iguais porque se houvesse uma grande diferença a célula seria destruída por forças elétricas.

  1. Defina uniporte, simporte e antiporte.

Os transportadores que são classificados como uniporte não são transportadores acoplados, e fazem o transporte de uma molécula apenas para dentro da célula ou para fora. Os transportadores denominados de simporte são transportadores acoplados, com isso eles fazem o transporte de duas moléculas acopladas, mas ambas são transportadas na mesma direção. Já o antiporte que também são transportadores acoplados fazem o transporte de duas moléculas, mas elas têm direções distinta, uma sai da célula e a outra entra.

  1. Explique a importância e como funciona a bomba de sódio-potássio ATPase.

A bomba de sódio-potássio funciona por meio de transporte ativo dependente de ATP, ela é realizada pelo transporte acoplado antiporte, com isso ela coloca Na+ para o lado de fora da célula e K+ para dentro da célula. Dessa forma, a bomba ajuda a manter as concentrações citosólicas de Na+ baixas e de K+ altas na célula.

  1. Quais são os estímulos que influenciam a abertura e fechamento dos canais iônicos?

O canal iônico funciona de forma passiva e um transporte uniporte. Existem três tipos de canais iônicos, os que é controlado pela voltagem, o que é controlado por ligante e o canal controlado mecanicamente. Os controlados pela voltagem têm probabilidade de serem abertos pelo potencial de membrana. O canal controlado por ligante tem a probabilidade de ser aberto é controlada pela ligação de alguma molécula ao canal, um exemplo é a molécula de acetilcolina que é uma molécula neurotransmissora. Já o controlado mecanicamente é aberto quando alguma força mecânica é aplicada ao canal, um bom exemplo são as células ciliadas auditivas na orelha que dependem de canais controlados mecanicamente. 

  1. Explique o potencial de membrana e o potencial de ação.

O potencial de membrana é a diferença de voltagem do meio intra e extracelular, ela também é responsável pela abertura dos canais iônicos que são controlados pela voltagem.  O potencial de ação é a inversão do potencial de membrana, potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. A transmissão de um impulso nervoso é um exemplo de uma resposta do tipo “tudo-ou-nada”, isto é, o estímulo tem de ter uma determinada intensidade para gerar um potencial de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com