TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Estudo Dirigido Do Sistema Digestorio

Trabalho Universitário: Biologia Estudo Dirigido Do Sistema Digestorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  4.585 Visualizações

Página 1 de 4

Sobre o sistema digestório responda:

1. Descreva as etapas da digestão de proteínas contidas no alimento, incluindo onde elas ocorrem e quais enzimas estão envolvidas.

R: A digestão da proteína começa no estômago, onde as mesmas se decompõem em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes, e continuam no intestino delgado pela ação das enzimas proteolíticas provenientes do pâncreas e da mucosa intestinal. No estômago, o pepsinogênio inativo é convertido na enzima pepsina quando ele entra em contato com o ácido hidroclorídrico e outras moléculas de pepsina por estímulo da presença do alimento. Esta enzima começa a quebrando as proteínas dos alimentos, principalmente o colágeno, a principal proteína do tecido conjuntivo. As proenzimas pancreáticas são ativadas pela enteroquinase do suco intestinal transformando o tripsinogênio em tripsina por meio de uma hidrólise. Esse processo é continuado pela ativação em cascata das outras proenzimas pancreáticas através da ação da tripsina. A tripsina, quimiotripsina e carboxipolipeptidas e pancreáticas decompõem a proteína intacta e continuam a decomposição iniciada no estômago até que se formem pequenos polipeptídios e aminoácidos. As peptidases proteolíticas atuam sobre os polipeptídios, transformando-os em aminoácidos, dipeptídeos e tripeptídeos. A fase final da digestão de proteínas ocorre onde os dipeptídeos e tripeptídeos são hidrolisados em seus aminoácidos constituintes pelas hidrólises peptídicas.

2. Explique, de forma resumida, comoocorre o controle hormonal da digestão.

R: O contato final do estômago ativa suas células a produzirem gastrina, que, lançada no sangue, passa a estimular a secreção do suco gástrico. Quando entra em contato com a parede intestinal, o quimo estimula a produção de secretina, que estimula a secreção pelo pâncreas e a colecistocinina estimula a secreção da bile, pela vesícula biliar e das enzimas dos sucos pancreáticos. A interogastrona produzida no estômago inibe a secreção do acido clorídrico e o esvaziamento do estomago, com movimentos peristálticos. Esses hormônios controlam a digestão.

3. Comente brevemente as vantagens da adaptação da parede do intestino delgado à absorção dos nutrientes.

R: São produzidas em sua parede as enzimas peptídicas (digestão de proteínas) maltose (digere a maltose), lactose (digere a lactose) e a sacarose (digere a sacarose). A superfície interna ou a mucosa dessa região apresenta, além de inúmeros desdobramentos maiores, milhões de pequenas dobras chamadas vilosidades (aumentam ainda mais a superfície de absorção do alimento). As membranas das próprias células do epilético intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. As gorduras agrupam-se no interior das células intestinais em pequenas góticulas (quilomícrons), que serão absorvidas pelos vasos linfáticos das vilosidades (vasos quilíferos) e lançadas com a água que escapa dos capilares sanguíneos, nas veias.

Sobre o sistema cardiovascular responda

4. Qual é a função das válvulas cardíacas?

R: Garantir que o sangue siga uma única direção sempre dos átrios para os ventrículos e neles não retorne.

5. (FUVEST) Na linguagem popular é comum dizer que as artérias carregam sangue arterial (rico em oxigênio) e as veias carregam sangue venoso (rico em gás carbônico). Essa caracterização é válida para qualquer vaso sanguíneo de um mamífero? Justifique a sua resposta.

R: Não, pois as artérias pulmonares levam sangue venoso para os pulmões e as veias pulmonares trazem sangue arterial para o coração.

Sobre o sistema respiratório responda:

6. Explique o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com