TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MICROSCÓPIO COMPOSTO

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

MICROSCÓPIO COMPOSTO

  • INVENÇÃO DO INSTRUMENTO:

Em 1590, Zacharas Janssen e seu pai Hans Janssen, fabricante de óculos holandês, inventou o microscópio composto. Segundo relatos, acredita-se que Hans e Zacharias fizeram uma brincadeira e juntaram duas lentes e conseguiram ver objetos pequenos, impossíveis a olho nu, fossem observados de forma detalhada. Entretanto, Hans e Zacharias Janssen não utilizaram sua invenção para fins científicos. Foi o também holandês Antonie von Leeuwenhoek, que viveu entre os anos de 1632 e 1723 na cidade holandesa de Delft, quem primeiro registrou suas observações utilizando microscópios. Utilizando um microscópio de fabricação própria, Leeuwenhoek foi o primeiro a observar e descrever as fibras musculares, espermatozoides e bactérias. 

  • TEORIA OPTICA APLICADA NO INSTRUMENTO:

O microscópio faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes convergentes montadas coaxialmente no interior de um tubo preto, sendo que uma delas fica bem perto do objeto observado. A lente que fica próxima do objeto é chamada de lente objetiva. A outra lente fica mais próxima do observador, por isso recebe o nome de lente ocular. A ilustração abaixo nos mostra como é formada a imagem de objeto minúsculo obtido através do microscópio composto.

[pic 1]

De acordo com a figura acima podemos ver que a lente objetiva fornece, do objeto O, uma imagem i1, cujas características são: real, invertida e maior que o objeto. Essa lente (i1) passa a servir de objeto para a lente ocular, que por sua vez amplia a imagem, formando por fim uma imagem i2 virtual, direita em relação a i1, invertida, em relação ao objeto, e maior, isto é, ampliada.

  • USO MODERNO:

Nas ciências, a microscopia ótica foi de suma importância sendo aplicada na área da química (no estudo de cristais), física (na a investigação das propriedades físicas dos materiais), a geologia (na análise da composição mineralógica e textura de rochas) e, evidentemente, no campo da biologia (estudo das estruturas microscópicas da matéria viva), entre outros. 

A microscopia ótica é usada para o diagnóstico médico, campo que está sendo chamado de histopatologia quando se trata de tecidos, ou em testes de esfregaço em células livres ou fragmentos de tecido.

Em uso industrial, microscópios binoculares são comuns. Além de aplicações que necessitem verdadeira percepção de profundidade, o uso de oculares duplos reduz o cansaço visual associado com longos dias de trabalho em uma estação de microscopia.

  • EVOLUÇÃO DO INSTRUMENTO:

O holandês Zacharias Jansen inventou o primeiro microscópio em 1595, através da combinação de duas lentes convergentes: uma 'objetiva' e uma 'ocular'. 

Em 1624, em Itália, Joham Giovanni Faber, médico do Papa Urbano VII, atribuiu pela primeira vez, o nome 'microscópio'.

A palavra 'microscópio' vem do grego 'micros' (pequeno) e 'skopein' (observar).

Em 1609, o famoso físico e matemático Galileu Galilei combinou as lentes de aumento e construiu um tubo em papelão ou chumbo, que usou para observar os astros. Foi o primeiro telescópio e permitia aumentar trinta vezes.

Em 1631, foi divulgado, na Alemanha, o primeiro microscópio com tripé. No entanto, só em 1683 é que que o inglês John Yarwell construiu o primeiro modelo de que se tem notícia. 

Por volta de 1650, Robert Hook utilizou um microscópio composto (m.o.c.) construído por ele e conseguiu observar um pedaço de cortiça, no qual viu pequenas cavidades às quais chamou 'célula'. 
Foi a primeira vez que o termo 'célula' foi utilizado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (389.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com