TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Osso E Sua Relação Com O cálcio Extracelular

Monografias: O Osso E Sua Relação Com O cálcio Extracelular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  6.969 Palavras (28 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 28

1 Introdução

Dois hormônios reguladores: o hormônio paratireóideo (PTH) e a calcitonina estão ligados com a fisiologia do metabolismo do cálcio e do fosfato, junto com a função da vitamina D e a formação dos ossos e dos dentes.

A concentração de cálcio no espaço extracelular é normalmente medida entre 2,2 e 2,6 mmol/ L graças a ação integrada de três hormônios reguladores: o PTH, principal regulador do cálcio extracelular ; vitamina D e a calcitonina.

O PTH é um hormônio péptico produzido pelas partículas paratireoides, um conjunto de quatro minúscula glândulas pesando 50mg cada e situadas, como o nome indica, sobre a tireoide. A secreção do PTH é extremamente sensível a variação de cálcio. Quando a concentração de cálcio no espaço extracelular aumenta, o íon liga a um receptor especifico localizado na membrana das células, aumentado a sua concentração intracelular e consequentemente inibindo a secreção PTH. Graças a esse mecanismo extremamente sensível, o PTH é capaz de regular estreitamente a concentração de cálcio extracelular.

A vitamina D o seu efeito ais importante é de acelerar a absorção intestinal de cálcio. Obtida, sob forma de processos através de duas fontes: ingestão vegetal contendo a vitamina D2, e a síntese cutânea, num processo que requer a exposição á luz UV solar, nesse caso gera a vitamina D3 ou o colecalciferol. Tanto a vitamina D2 quanto a vitamina D3 são levadas a fígado, onde são transformada na 25-hidroxicolecalciferol. Nos rins ele sofre uma segunda hidroxilação, transformando na 1,25-dihidroxicalciferol, que tem como principal efeito de aumentar a absorção intestinal de cálcio, com capacidade de promover o transporte de íons cálcio através das membranas celulares.

A calcitonina tem a função de diminuir a concentração sanguínea de íons cálcio, devido a sua ação sobre ossos e rins . É um hormônio polipeptídico, secretados pelas células parafolicuares encontradas na tireóide. A secreção desse hormônio é controlada, basicamente, pela concentração de cálcio plasmático, ou seja, o aumento dos níveis deste elemento faz com que os níveis de calcitonina suam e vice-versa. Pode-se dizer então que esse hormônio age como um antagonista do PTH, pois impede que o cálcio se eleve acima dos níveis fisiológicos, ocasionando assim um equilíbrio. Todavia, as principais ações desse hormônio residem na capacidade de inibição do recrutamento e maturação de osteoclastos, diminuindo a ação sobre a reabsorção óssea. a calcitonina age nos rins aumentando a excreção urinaria principalmente de cálcio reduzindo a reabsorção deste elemento, e induz a produção de calcitriol.

2 Remodelagem Óssea

O osso é composto, principalmente, por sais de cálcio e fosfato, juntamente com matriz orgânica. Os sais de cálcio constituem aproximadamente 70% do osso e a maior parte encontra-se na forma de cristais de hidroxiapatita. O osso contém cerca de 30% de matriz orgânica, formada por fibras colágenas e células. Certa quantidade de cálcio no osso não se encontra na forma cristalina permutando rapidamente com o cálcio do LEC (líquido extracelular).

O osso começa a ser formado por fibras colágenas formadas pelas células osteoblásticas. A calcificação do osteóide (estrutura do colágeno não calcificado) ocorre em um período de várias semanas.

A remodelagem, capacidade do osso em remodelar-se por toda sua vida, ocorre mais rapidamente em crianças e adultos jovens. O processo dinâmico consiste na digestão óssea por células osteoclásticas, onde, posteriormente será depositado novo osso pelos osteoblastos, como mostra a ilustração abaixo

Imagem 1. Esquema da remodelação óssea. Acesso em 26/09/2013. Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABcmAAC/tipos-celulas-osseas

Existem fatores que afetam o equilíbrio entre esses dois processos:

- Estresse mecânico sobre o osso, que estimula a remodelagem e a formação de novo osso, agora mais forte;

- PTH e 1,25- diidroxicolecalciferol, que estimula que o osso seja digerido e a formação de novos osteoclastos;

-Calcitonina, que diminui a capacidade absortiva dos osteoclastos e reduz a formação de novos osteoclastos.

No LEC(liquido extracelular), o cálcio e o fosfato existentes no osso (onde se encontra 99% do cálcio corporal) atuam como reservatório para íons. Os íons cálcio são transferidos do osso para o LEC caso a concentração de íons cálcio no LEC caía abaixo de seu valor normal, ou seja, menos de 1% do cálcio corporal. A distribuição entre o osso e o LEC é afetada pelo PTH e o 1,25- diidroxicolecalciferol, que estimulam o deslocamento do cálcio e do fosfato do osso para o LEC, e pela calcitonina, que exerce o efeito oposto. Por outro lado, quando a concentração de cálcio do LEC aumenta acima do padrão, pode ocorrer deposição de cálcio no osso.

Imagem 2. Liberação de PTH e Calcitonina. Acesso em 30/09/2013. Fonte: http://www.uff.br/WebQuest/imagens/pth.jpg

3 Função do Cálcio

O valor da quantidade necessária de cálcio por dia mais aceito, o indicado pela Food and Nutrition Board – US Natinoal Research Council, assinala que, tanto na infância como na vida adulta, são necessários aproximadamente 800 mg de cálcio, já na adolescência o valor aumenta para 1.200 mg ao dia. Esse significativo aumento se dá pela necessidade do crescimento acelerado do esqueleto e dos tecidos moles em geral. As grávidas e principalmente as lactantes (que deverão produzir leite, que é uma secreção com alto teor de cálcio) necessitam de um valor ainda maior.

O cálcio é extremamente necessário ao organismo, porém suas fontes alimentares, provenientes principalmente do leite e do queijo, são escassas e possuem um custo financeiro considerado alto.

Imagem 3. Fontes alimentares de cálcio. Acesso em 26/09/2013. Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/107/amigo-calcio-o-consumo-diario-de-aproximadamente-1200-mg-252455-1.asp/

A ingestão de uma fonte alimentar de cálcio, ainda não garante que não ocorra a deficiência de cálcio no organismo que pode ocorrer por ingestão inadequada ou por falta de absorção apropriada. Na falta da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio ao nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com