TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFLEXO NO HOMEM

Por:   •  14/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA

  PESQUISA DO REFLEXO NO HOMEM

        Os reflexos representam a forma mais elementar de comando motor coordenado. São movimentos simples que ocorrem automaticamente em resposta a um estimulo sensorial. Para que ocorra uma resposta reflexa é necessário que as estruturas que compõe o arco-reflexo(receptor, via aferente, via eferente e efetor) estejam com integridade morfofuncional. Os reflexos podem ser classificados de acordo com o estímulo de origem, o principal tipo de músculo envolvido, a natureza da estimulação e o circuito neural.

        Espera-se que ao final dessa prática o aluno seja capaz de identificar o mecanismo fisiológico de alguns tipos de atividades reflexas e compreender a importância destas para o comportamento e a homeostase.

1. REFLEXO CÓRNEO-PALPEBRAL

A - Que tipos de receptores são estimulados pelo toque realizado?

         São os exteroceptores, pois foi um estimulo externo.

B - Qual a importância desse reflexo para o olho?

        Este reflexo é importante para proteger o globo ocular contra a entrada de corpos estranhos que possam vir a prejudicá-lo.

2. REFLEXO PUPILAR

2.1 Reflexo fotomotor

A -  Qual a função desse reflexo para o organismo?

        Regular a intensidade de luz que penetra os olhos, controlando o diâmetro das pupilas.

B - Normalmente antes de uma consulta oftalmológica são usados colírios conhecidos como "dilatadores da pupila". Explique o que acontece ao indivíduo que está sob efeito de um desses colírios.

        Ao utilizar um desses colírios, há a contração dos músculos que fazem a pupila aumentar, assim podem causar fotofobia e dificuldade de visão.

C - Qual o objetivo do oftalmologista ao promover a dilatação da pupila?

 Seu objetivo é melhorar o exame do cristalino e de partes posteriores dos olhos. Podendo-se estudar todas as alterações da retina e o vítreo. Também possibilita a medida do grau sem a interferência da acomodação dos olhos. A prática se chama cicloplegia.

2.2 Reflexo fotomotor cruzado (ou consensual)

A - Que diferença existe entre esses reflexo e o fotomotor? Qual o mecanismo básico que permite a realização desse reflexo?

        O reflexo fotomotor caracteriza-se pela miose pupilar ao incidir um feixe luminoso diretamente sobre um olho e o consensual caracteriza-se pela miose no outro olho sem que seja estimulado diretamente, devido ao quiasma óptico. Os dois se contraem devido ao cruzamento das vias. O estímulo luminoso é captado pela retina, que envia impulsos pelo nervo óptico que conecta-se a área pré-tectal, a partir dessa área os axônios se conectam aos neurônios do núcleo de Edinger-Westphal do lado oposto.

B - Considere agora que o colírio citado na questão B do reflexo fotomotor fosse aplicado apenas a um dos olhos do voluntário. Quais seriam os resultados do experimento?

        No olho em que tivesse sido aplicado o colírio, a pupila já estaria dilatada em relação ao outro olho. Sendo assim , só haveria miose no olho sem colírio.

Qual o mecanismo básico responsável pela dilatação da pupila nesse caso? No que difere do reflexo fotomotor?

        Liberação da dopamina no cérebro, o que desencadeia a dilatação da pupila pela estimulação de terminações nervosas nos olhos.

2.3 Reflexo de acomodação

A - O que aconteceu no primeiro teste? E no segundo? Compare os resultados.

        Em ambos os casos ocorreu a constrição pupilar e aumento da convexidade do cristalino. Quando o objeto é colocado a longa distância a pupila é dilatada, já quando o objeto é aproximado ocorre a contração do músculo constritor da pupila, inervado pelas fibras parassimpáticas do nervo oculomotor resultando em miose (contração). Se volta a olhar a distância, as pupilas voltam a se dilatar.

3. REFLEXO PATELAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com