TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reino Animal

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  2.039 Visualizações

Página 1 de 6

CAPA


contracapa


dedicatória


Sumário

1.Introdução        6

1.1        O Reino Animal        6

2. Desenvolvimento        7

2.1 Características do Reino Animal        7

3. Divisões        8

3.1 Vertebrados        8

3.2 Invertebrados        9

4. Conclusão        11

5. Referências        13



1.Introdução

  1. O Reino Animal

O reino Animal ou Animália, é o reino em que estão os seres vivos multicelulares e eucariontes, ou seja, eles possuem diversas classificações de diferentes células e todas elas, sem exceção nenhuma, são células-padrões nesses seres vivos.

Outra característica que define o que é um animal, é a heterotrofia, seres vivos que não produzem o próprio alimento, e por isso dependem dos outros seres para garantir para garantir seu alimento.

Por ser um número grande, o número de espécies de animais, os habitats acabam variando tanto que lugares hostis onde ninguém imaginaria ter vida, estão entrando na lista de lugares possíveis de se haver vida na Terra.

Como esses habitats estão variando muito, a variabilidade do número de espécies de animais pode subir bruscamente, ou, como acontecido na maioria das vezes quando o ser humano interfere de maneira inconsciente no meio ambiente, acabar sofrendo uma queda muito grande e letal, o que pode levar a extinção de espécies ou o surgimento de outras espécies.

Esse reino se caracteriza também pela sensibilidade e mobilidade dos seres vivos que o compõe, por ser tão complexo e grandioso é necessário que se subdivida esse Reino para facilitar o estudo e o entendimento do mesmo.

Então, ao todo temos aproximadamente 1.500.000 espécies de animais, sendo que esse número pode ser quebrado em várias outras divisões.

2. Desenvolvimento

2.1 Características do Reino Animal

Algumas das principais características que classificam e nomeiam esses seres vivos de acordo com sua espécie são:

Eucariontes: Células com núcleo diferenciado, ou seja, envolvido por uma membrana.

Heterótrofos Por Ingestão: Necessitam ingerir outros seres vivos, pois não produzem o próprio alimento.

Pluricelulares: Corpo formado por muitas células;

Aeróbicos: Respiram o oxigênio que tiram do ar ou da água, conforme o meio em que vivem.

Reprodução Sexuada: Envolve a união de gametas. Mas alguns invertebrados fazem de modo assexuado.

Não possuem celulose (Substância existente na maioria dos vegetais possui característica fibrosa, localiza-se dentro das células das plantas) e nem clorofila (Grupo de pigmentos fotossintéticos presente nas plantas, responsáveis pela coloração verde da mesma).

Possuem tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos (Animais fixos em substratos, como por exemplo a esponja).

Presença da Blástula: Esfera de células, oca, com líquido no interior. É a segunda fase de segmentação das células no desenvolvimento embrionário depois da formação do zigoto (Célula resultante da união do gameta masculino ao feminino, antes da divisão celular).

A maioria dos animais têm simetria bilateral, que são duas metades do corpo simétricas. Também pode acontecer a simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo formando equinodermos. Estrelas do Mar, são uns bons exemplos) ou ainda ausência de simetria (esponjas).

3. Divisões

Existem várias formas de classificar os animais, vamos começar falando sobre Vertebrados e Invertebrados.

3.1 Vertebrados

Do Latim “vertebratus” que significa “presença de vertebras”. Vertebras são ossos presentes na coluna, tanto na nossa, quanto na dos animais vertebrados, elas compõem a coluna vertebral, o principal item que possibilita todos os vertebrados, andar, agachar-se, rotacionar o pescoço, o quadril, as pernas e os braços etc. Ao todo, um indivíduo pode ter em média, 33 vértebras, sendo que 7 estão localizadas na zona cervical, 12 na torácica, 5 na lombar, 5 no sacro e 4 no cóccix.

Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta, notando-se a presença de ossos, músculos, vários órgãos com funções específicas, e principalmente a capacidade de raciocinar, eles não só possuem o organismo mais avançado, como também têm o sistema neurológico mais complexo e mais desenvolvido do planeta Terra, até onde se sabe.

O número de animais vertebrados é de aproximadamente 50.000 espécies, mas mesmo assim é muito inferior ao grupo de animais invertebrados. Uma das razões dessa desproporcionalidade é a diferença de tamanho existente entre estas duas espécies, os vertebrados geralmente são maiores, e, por esta razão, ocupam mais espaço.

Os vertebrados podem ser divididos em:

Peixes

Nos peixes a pele é coberta de escamas e eles respiram dentro da água, ou seja, possuem respiração branquial. São eles: Arraia, cavalo-marinho, tubarão, lampreia, peixe-palhaço, dourado, etc.

Répteis

Os répteis possuem a pele coberta de escamas ou carapaça e sua respiração é realizada por meio dos pulmões. A maioria dos répteis são animais terrestres, mas vivem perto da água e, além disso, muitos deles nascem de ovos. São eles: Serpente, tartaruga, jacaré, lagarto, etc.

Aves

As aves nascem dos ovos e seu corpo é coberto por penas. Possuem patas, bicos e asas. Elas possuem respiração pulmonar. São eles: Ema, galinha, beija-flor, pinguim, joão-de-barro, etc.

3.2 Invertebrados

Ao contrário dos Vertebrados, os Invertebrados não possuem a coluna dorsal, consequentemente, eles também acabam não tendo crânio, em sua maioria. Alguns cientistas dizem que eles vieram de um único ancestral primitivo, mas em contradição, outros estudiosos provam que eles tiveram várias origens distintas. Os invertebrados representam aproximadamente 97% das espécies de todo o reino animal do mundo, ou seja, quase todos os animais que existem no planeta são invertebrados, num total de 1.300.000 de espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com