TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 7 Lagartas mais venenosas do reino animal que você nunca deverá tocar

Por:   •  28/11/2022  •  Artigo  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

As 7 Lagartas mais venenosas do reino animal que você nunca deverá tocar

Introdução sobre o Assunto.

No reino animal, as lagartas são os insetos da primeira fase da sua metamorfose no qual, irá se transformar em lindas borboletas e mariposas, são insetos com cores e estruturas bem diversificadas e chamativas, mas não se enganem com tanta beleza em suas cores, pois apesar de algumas lagartas serem inofensivas, outras espécies de lagartas podem ser bastante perigosas, mas para sua sorte, criamos esta lista para você. Então fica comigo até o final deste vídeo, porque hoje vamos descobrir, quais são as sete lagartas mais venenosas do mundo, que você nunca deve tocar.

Em sétimo lugar temos a Lagarta Processionária do pinheiro, também conhecida como lagarta processionária, essa espécie de lagarta venenosa, possuem um comportamento bastante incomum, em comparação com outras espécies.

A lagarta processionária se caracteriza principalmente pela forma de se locomover, se movendo em grandes filas como uma verdadeira procissão em busca de alimento ou para se esconder no solo e iniciar sua metamorfose.

Essa espécie de lagarta quando agrupadas em grandes quantidades são consideradas uma praga, tanto em espécies de pinheiros, onde é tipicamente encontrada, quanto em plantações, já que são capazes de desfolhar completamente árvores inteiras.

Além de possuírem esse mecanismo de desfolha bastante agressivo, essa espécie possui um corpo coberto por pelos urticante extremamente venenosos, que se tocados, causam uma série de irritação na pele, causando muita dor e erupções cutâneas no local atingido, irritações nos olhos e em pessoas com sistema imunológico mais frágil, podem ter fortes reações alérgica podendo causar nos piores casos a morte.

Em sexto lugar temos a lagarta lesma espinhosa do carvalho, espécie de lagarta com cores bem vivas, sendo verdes com listras amarelas e uma laranjada. Essa lagarta se alimenta exclusivamente de folhas de carvalhos, sendo encontrada em florestas temperadas da América do Norte, principalmente na primavera.

Seu veneno é extremamente irritante, causando dolorosas coceiras e até dermatite, seu veneno é transmitido através do toque, através de seus espinhos ramificados do seu corpo. Outra característica bastante curiosa dessa espécie é que diferente das demais espécie de lagartas que ao se moverem caminham, elas se rastejam, deixando um rastro pegajoso igual as lesmas.  

Em quinto lugar temos a Lagarta Lesma de Rosa, igual a anterior que falamos, essa lagarta possui cores vibrantes e bem chamativas, variando de laranja brilhante com faixas brancas e arroxeadas e chifres amarelados, que servem como alerta para seus predadores. Sua alimentação é baseada em folhas de roseiras, por isso o nome de lagarta Lesma de Rosa.

Sua maior arma para se defender, são seu chifres que ao ser tocado, liberam um veneno na pele que causa uma intensa irritação e dor, com erupções cutâneas e reações alérgicas.

Assim como vimos na lagarta anterior da lista, essa lagarta também se rasteja igual a uma lesma, deixando um rastro pegajoso por onde passa.

 

Em quarto lugar temos a Lagarta Lophocampa caryae, muito conhecida por ser encontrada em grupos e usar um casaco sedoso, muito peluda, coberta com pelos brancos e pretos, sendo bastante bonita de se ver, mas como as demais lagartas desse vídeo, sua beleza e fofura, esconde um perigo muito doloroso, mas ao contrário das demais, ao invés de todos os pelos terem veneno, apenas os quatro longos tufos de pelos pretos que são venenosos. Ao encostar nos tufos pretos, varias reações alérgicas e irritações na pele, erupções cutâneas e muita dor e ainda a lagarta Caryae é capaz de dar uma mordida dolorosa.

Se você estiver gostando de conhecer esses insetos, já deixe o seu like aqui no vídeo, se inscreva no canal, caso seja novo, e ative o sininho das notificações para não perder nada, dos próximos vídeos. E agora vamos descobrir quais são as próximas três lagartas mais venenosas do mundo.

Em terceiro lugar temos a Lagarta peluda, muito conhecida também como lagarta cachorrinho, essa lagarta possui uma aparência bem fofinha com excesso de pelos pelo corpo. Como em cachorros e gatos peludos, a maioria de nós, temos a vontade de mexer, acariciar animais fofinhos e peludos, mas não se engane com a fofura e jamais encoste nela, isso porque ao tocar em seus pelos, como mecanismo de defesa, é liberado inúmeros pelinhos extremamente finos, que escondem espinhos muito venenosos que se rompem e penetram a pele do alvo, liberando sua toxina, causando muita dor latejante imediatamente, com extrema irritação profunda na pele, e inchaços e bolhas d’água. Não bastando tudo isso, a vitima pode sentir ainda, náuseas, dores de cabeças, dores no peito e dificuldade de respirar. Dependendo da quantidade de veneno que a vítima foi exposta, a dor pode durar de duas horas até cinco dias.

Em segundo lugar temos Lagarta Taturana Oblíqua, em uma lista de lagartas mais venenosas do mundo, não poderia faltar uma das mais temidas e conhecidas lagartas, a taturana oblíqua, mais conhecida no brasil como mandruvá ou lagarta de fogo, é considerada umas das mais perigosas do mundo, encontrada no Brasil, principalmente em áreas com resquícios de Mata Atlântica, essa pequena, mas poderosa lagarta, possui seu corpo completamente coberto por cerdas perfurantes. Caso alguém encoste nas cerdas, os espinhos injetam um forte e venenoso anticoagulante na pele da vitima, causando fortes dores de cabeça, vômito e febre, se não tratado a tempo, as consequências podem ser ainda maiores, pois seu veneno pode causar, forte hemorragia interna, insuficiência renal e hemólise, em caso extremos até a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com