TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reino Plantae ou Metaphyta

Relatório de pesquisa: O Reino Plantae ou Metaphyta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO:

O Reino Plantae ou Metaphyta (do grego, além de; phyton, vegetal) é constituído pelas plantas. As plantas são fundamentais para a continuidade da vida no planeta, pois pelo fato de realizarem a fotossíntese, constituem a base de sustentação dos diversos ecossistemas. Além disso, determinam a ocorrência de vários habitats terrestres, permitindo a manutenção da vida de uma grande quantidade de organismos.

O Reino Plantae devido a sua grande variedade de plantas, é classificado por meio de certos critérios-presença ou não de vasos condutores de seiva e critério reprodutivo (principal critério).

De acordo com o critério reprodutivo, reino vegetal é agrupado em Criptogramas e Fanerógamas. Neste trabalho apresentarei as características gerais de cada um.•.

*Criptogramas - plantas com órgãos reprodutivos localizados em cavidades (não visíveis), portanto não produzem flores e nem sementes (briófitas e Pteridófitas).

Briófitas - são avasculares (não possuem tecidos de condução). São plantas de pequeno porte, que possivelmente evoluíram a partir das algas clorofilas (verdes). Os principais representantes das briófitas são os musgos e as hepáticas. Essas plantas necessitam de lugares úmidos e sombreados para sobreviverem. Necessitam de água para sua reprodução.

Pteridófitas - são plantas vasculares (possuem vasos condutores de seiva). Como exemplo dessas plantas tem a samambaia, as avencas e os xaxins. Elas habitam principalmente locais sombreados e úmidos, pois também dependem de água para sua reprodução.

*Fanerógamas - são plantas com órgãos reprodutores visíveis na reprodução, portanto produzem sementes e flores (gimnospermas e angiospermas).

Gimnospermas - não possuem sementes no interior dos seus frutos. São plantas consideradas espermatófito e se multiplicam com mais facilidade por possuírem a semente. Os principais representantes são pinheiros, cedros, sequoias e ciprestes, árvores que se encontram em ares de clima temperado.

Angiospermas - são consideras as plantas mais evoluídas e numerosas. Possuem o fruto para proteção das sementes, ex:laranjeira,macieira,arroz,mi… dividem monocotiledôneas e dicotiledôneas.

Monocotiledôneas - apresentam apenas um cotilédone,ex:bambu,palmeira,grama,coque… diversos critérios para diferenciar uma monocotiledônea de uma dicotiledônea,por exemplo: a presença de raiz fasciculada.

Dicotiledôneas - possuem dois cotilédones,por exemplo:ervilha,feijão,laranjeira.Uma das características que as diferenciam das monocotiledôneas é:presença de raiz pivotante ou principal.

Briófitas:

Conceito

Organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores.

Características Gerais:

I. A grande maioria das espécies é terrestre de ambiente úmido e sombreado (musgos, hepáticas anthóceros).

II. São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula.

III. Ocorrem ainda espécies com a Ricciocarpus natas que flutua em H2O doce e a Riccia flutuantes que vive submersa em água doce.

IV. O musgo do gênero Shpagnum forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.

Classificação:

Classe Musci: classe em que seus representantes são os musgos, vegetais que apresentam o corpo divido em três regiões específicas rizoides, cauloide, e filoide.

Reprodução: Assexuada: ocorre por fragmentação, quando a planta adulta cresce, dividem-se em pedaços irregulares chamados propágulos, e estes são levados pela ação do vento e da água da chuva até o solo, germinando e formando uma nova planta.

Sexuada: Ocorre alternância de gerações (Metagênese).

Gametângios: órgãos produtores de gametas

Planta masculina: Anterídio -> produz anterozoides.

Planta feminina: arquegônio -> produz oosferas

Classe Hepaticale

Conceito: O termo hepático (hepato=fígado) deve-se a forma de fígado do gametófito, são briófitas, cujo gametófito tem forma de fígado e são características de ambientes terrestres úmidos, sombreados.

Gênero: O mais conhecido é o Marchantiale

Reprodução: Assexuada: os gametângios ficam localizados na ponta de estruturas denominadas gametófitos. Gametófitos masculinos -> anteridióforos -> anterídios Gametófitos femininos -> arquegonióforos -> arquegônios. Nos arquegônios formam-se os zigotos que crescem e originam esporófitos fechado o ciclo com a produção dos esporos.

Classe Antocerotale:

Conceito: Briófitas que crescem em locais úmidos e sombreados, seu gametófito é folhoso, arredondado, e multilobado, mede cerca de dois cm e preso ao substrato por rizoides.

Gênero: Anthóceros

Reprodução: Os gametângios estão mergulhados nos tecidos dos gametófitos, podendo ser homotálicos ou heterotálicos. Vários esporófitos são formados em uma mesma planta após a fecundação. Possuindo uma base e um esporângio alongado, produtor de esporos.

Importância das briófitas:

Atuam como espécies pioneiras no ambiente.

Pteridófitos:

São as plantas vasculares sem sementes. Atualmente, costuma-se dividir essas plantas costumam em quatro filos: Psilophyta, Lycophyta, Sphenophyta e Pterophyta (o filo das samambaias).

As Pteridófitas possuem arquegônios contendo a oosfera. Os gametas masculinos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com