TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro Movimento

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO - AULA PRATICA

FISICA: O MOVIMENTO

Introdução:

Quando um móvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este móvel está em um movimento uniforme (MU). Particularmente, no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme.

Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.

 Material:

 Tubo de vidro ou de material transparente com pelo menos trinta centímetros de altura. Pode ser uma proveta;

  • Óleo de soja;
  • Conta gotas;
  • Cronômetro;
  • Água;
  • Papel milímetro ou quadriculado.

Procedimento:

  1. Coloque o óleo de soja no tubo. Não precisa encher até a boca: deixe uma distância de três a quatro centímetros entre a boca e a superfície do óleo.

[pic 1]

  1. Faça, no tubo, marcas separadas por distâncias iguais. Uma boa sugestão é separá-las de quatro em quatro centímetros. Para um tubo de trinta centímetros, teremos de cinco a seis marcas. Essas marcas poderão ser feitas com uma caneta para retroprojetor ou com pequenos pedaços de fita crepe. Observe a figura:
  2.  Encha o conta-gotas de água, coloque a ponta dentro do óleo e libere uma gota de água. Como a água é mais densa que o óleo, irá descer com velocidade constante. Observe que a primeira marca guarda uma distância da superfície do óleo; isso é para ter certeza de que, no início do registro dos tempos, a gota já tem velocidade constante. Limpe o conta-gotas imediatamente depois que ele for colocado no óleo.
  3. Quando a gota passar pela marca zero, dispare o cronômetro. A partir desse ponto, toda vez que a gota passar por uma marca, deve-se apertar o botão "LAP" do cronômetro.
  4. Os resultados podem ser anotados na tabela 1:

Marcas

Tempo (s)

Marca 0

0,0

Marca 1

0,0

Marca 2

0,0

Marca 3

0,0

Marca 4

0,0

Marca 5

0,0

  1. Marca Com os resultados do experimento anotados na tabela 1, preencha a tabela 2, a seguir. Observe que o deslocamento (ΔS) é o mesmo para todos os intervalos entre as marcas, e que o intervalo de tempo (Δt) é a diferença entre os instantes registrados em cada marca.

Marcas

[pic 2] cm

[pic 3] (s)

V (cm/s)

1 – Marca 0

Marca 2 – Marca 1

Marca 3 – Marca 2

Marca 4 – Marca 3

Marca 5 – Marca 4

  1. Construa um gráfico do espaço, dado em marcas, pelo tempo em segundos, em uma folha de papel milímetro ou quadriculado. O resultado deverá ser uma reta iniciada do zero.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com