TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Estudo

Monografias: Roteiro De Estudo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2013  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 13

ROTEIRO DE ESTUDO

• Conhecer a estrutura de uma organização e a Teoria Geral dos Sistemas (TGS).

• Compreender os conceitos de Comportamento Organizacional e a relação entre Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica.

RESUMO DO TEMA

Na atualidade é de suma importância para as empresas o conhecimento do Comportamento Organizacional, ou seja, a compreensão de como as pessoas que a compõe se relacionam e operam diante do todo organizacional. Não podemos esquecer que são as pessoas que fazem uma organização prosperar ou não.

Com as mudanças corridas no panorama mundial nos últimos 50 anos, as organizações precisaram desenvolver novas formas de administrar e desenvolver os seus recursos humanos, tendo em vista que essa é a grande riqueza das empresas na era da informação. A complexidade do mundo atual exigiu a criação de novas formas de administrar e de conduzir o ambiente organizacional. Foi nesse sentido que surgiu a disciplina chamada de Comportamento

Organizacional que podemos definir como: um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.

Robbins (2006, p. 6). • Sendo uma disciplina muito nova, os pesquisadores procuraram suporte teórico e metodológico em outras áreas de conhecimento, como por exemplo:

Psicologia: A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. Os psicólogos dedicam-se ao estudo do comportamento individual.

Sociologia: a contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas.

Antropologia: contribui para se compreender melhor as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre pessoas em diferentes organizações.

Ciência Política: As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos. Com o passar do tempo à análise organizacional deixou de ser feita de forma compartimentada e passou a seguir um modelo de integração em que o todo envolvia dinamismo e interdependência, sendo assim, foi CO TGS (teoria geral dos sistemas) que as empresas passaram a ser analisadas.

A teoria geral de sistemas surgiram com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Segundo essa abordagem, as soluções surgem quando observamos um problema como um sistema sendo formados por elementos, com relações, objetivos em um meio-ambiente. Podemos elencar como componentes e características de um Sistema:

1. Insumos (entradas, inputs).

2. Processamento (througput)

3. Insumos (produto, output).

4. Entropia

5. Homeostase (entropia negativa)

6. Retroalimentação (feedback)

7. Decomposição do sistema em subsistemas

Para essa teoria os sistemas são classificados de duas formas:

Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não sofrem influencia do meio externo. Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 serão 2.

Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos sofrem influencia do meio externo. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio. Sendo assim, é preciso conhecer o Comportamento Organizacional, nos seus níveis Macro e Micro, tendo em vista que, os sistemas precisam ser administrados, pois eles não se auto administram.

ROTEIRO DE ESTUDO

• Compreender por que é importante estudar o mercado para conhecer as ameaças.

• Conhecer a importância de conhecer a cultura da empresa para aproveitar as oportunidades.

• Refletir sobre de que forma as ameaças e as oportunidades podem prejudicar ou dar visibilidade para a empresa.

RESUMO DO TEMA

Na atualidade é de suma importância para as empresas o conhecimento do Comportamento Organizacional, ou seja, a compreensão de como as pessoas que a compõe se relacionam e operam diante do todo organizacional. Não podemos esquecer que são as pessoas que fazem uma organização prosperar ou não. Com as mudanças corridas no panorama mundial nos últimos 50 anos, as organizações precisaram desenvolver novas formas de administrar e desenvolver os seus recursos humanos, tendo em vista que essa é a grande riqueza das empresas na era da informação.

A complexidade do mundo atual exigiu a criação de novas formas de administrar e de conduzir o ambiente organizacional. De acordo com Gomes (2008) a globalização surgiu após a Guerra Fria tornando-se o assunto do momento, aparecendo nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que contribui para a união desses povos é, sem dúvida, a Internet.

É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia. Com essas mudanças no cenário mundial, não somente as pessoas, mas também as organizações tiveram que buscar novas formas de adaptação para que fosse possível a sua sobrevivência.

Além da globalização podemos citar outras variáveis que interferem na realidade atual: as novas tecnologias e a nova demografia. As novas tecnologias também registram um desenvolvimento acelerado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com