TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transgênico

Por:   •  24/4/2017  •  Dissertação  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

O livro trás uma reflexão sobre o uso de OGM, pontos que foram analisados e em encontro, com representantes de diversos países do mundo, a fim de discutir os possíveis repercurssores do uso de plantas transgênicas. Nossa atual situação parece ser um tanto complicada, pois, vê-se que alguns setores da sociedade passaram a dominar outros, e sobretudo, estes passaram a defender intensamente os seus interesses, subestimando a importância de pesquisas, reflexões referentes à benefícios e malefícios destes produtos.

Um exemplo desta situação são as indústrias de agrotóxicos, que são as maiores do mundo e controlam este poderoso mercado, e que acima de tudo tem forte poder de subordinação principalmente dos meios de comunicação. Diante desta situação, surgiu alguns movimentos a nível global que lançaram questionamentos e se opuseram a introdução no meio ambiente, de OGM sem a prévia realização de avaliações destes produtos. Este movimento vem até então conquistando vitórias pois, na maioria dos países o uso de transgênicos ainda é proibido e busca-se sensibilizar a opinião pública referente a este tema.

O Brasil, é uma grande consumidor mundial de agrotóxicos, o que vem atraindo as transnacionais de biotecnologia, além de que, impedir esta penetração é no momento um tanto difícil, pois contamos com uma lei da Biossegurança/1997, porém este muitas vezes é infringida devido a forte influência que estas grandes empresas possuem diante de nossas autoridades. Contudo, algumas organizações ainda conseguem revidar esta situação, conquistando o direito da proibição até então, do comércio dos transgênicos.

O uso da engenharia genética nos trouxe muitos avanços, porém, consigo trouxe um lado negro dos seus efeitos sobre a variabilidade dentro de uma mesma espécie, pois hoje, a maioria das plantas envolvidas neste processo perderam seu passado primitivo, inclusive a capacidade de resistência à alguns patógenos e outras condições desfavoráveis. Este processo também vem acompanhado de uma redução da biodiversidade agrícola, esta que é conseqüência entre outros fatores pela monocultura, introdução de variedades altamente rendáveis, novas técnicas agronômicas, seguidas do aumento de insumos, porém é justificada por diversas razões.

Razões agronômicas - o desenvolvimento de variedades de alto rendimento, mediante a revolução verde, obteve boas respostas dessas variedades aos adubos, impulsionando sua utilização. Os pesticidas enfraqueceram ainda mais os ecossistemas eliminando espécies frágeis, além de tudo isso, desenvolveu-se a mecanização do campo, que homogeneizou as paisagens e reduzir os habitats necessários à biodiversidade agrícola.

Razões Econômicas - a busca de economia inclusive na alimentação fez com que ocorresse uma racionalização da produção, procurando obter produção de grandes quantidades desconsiderando o valor nutritivo destes produtos.

Motivos políticos - como temos a situação que algumas nações dependem de outras, vários países tem adotado práticas agrícolas modernas a propósito de facilitar o acesso ao crédito.

Motivos Sociais - a introdução de novas tecnologias que trouxeram consigo, o progresso e modernidade conseqüentemente alterou os padrões sociais e os valores, o que também modificou o sistema agroalimentar mundial.

A perda da biodiversidade agrícola pode ter conseqüências graves, pois além de abolir uma fonte de segurança alimentar no caso de acidentes climáticos, interrompe o processo de coevolução entre as plantas cultivadas, prejudicando a adaptação as modificações ambientais e climáticas.

É por estes motivos que a engenharia genética é um tema enfocado ultimamente, pois, vê-se que ela é poderosa, e seu mau uso pode acarretar graves problemas, além dos riscos ambientais que estão associados e aos quais, pouco conhecimento temos. Entre eles destacam-se:

- os efeitos ecológicos dos OGM sobre o solo, pois sabemos que estes microorganismos perturbam o equílibrio do solo e o crescimento das plantas.

- Todos os transgênicos são induzidos a resistência aos biopesticidas e outras doenças em geral, e isto também pode causar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com