TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de cadeia alimentar

Artigo: O conceito de cadeia alimentar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos Entender o Que Vem a Ser Uma Cadeia Alimentar.

É uma sequência de seres vivos, que para sobreviver depende uns dos outros, já que na cadeia eles servem de alimentos.

É um jeito de mostrar as relações alimentares entre todos de um ecossistema, ou seja, os organismos e também os produtores e consumidores, que são herbívoros e os decompositores.

O que ocorre dentro da cadeia alimentar é um processo de transferência de nutrientes e energia, sempre no sentido dos que são considerados produtores, para os considerados consumidores.

Cada um ocupa um lugar na cadeia alimentar, lugar pelo qual é separado como um nível hierárquico, classificando-os em:

Produtores – que são as plantas;

Consumidores – que são os animais;

Decompositores – que são os fungos e bactérias.

O primeiro nível é formado pelos seres autotróficos, ou seja, pelos produtores, que são formados pelas plantas verdes, cianofíceas (algas verde azuladas ou azuis), cianófitas e bactérias que possuem presença de clorofila, podendo realizar a fotossíntese.

O segundo nível é formado pelos organismos heterotróficos, ou seja, todos os animais e fungos, tanto herbívoros quanto os carnívoros e os decompositores.

Entendendo um pouco melhor.

Todos os organismos necessitam de energia para sobreviver, que é obtida a partir do alimento que retiram do ambiente. Desta forma, a matéria está sempre seguindo um fluxo em um ecossistema. O fluxo de energia começa no produtor e vai em direção ao decompositor, passando por vários níveis tróficos. Os decompositores reciclam a matéria orgânica, recomeçando o ciclo. A transferência desta energia, desde o produtor (organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores é chamada de cadeia alimentar ou cadeia trófica.

A cada transferência, parte da energia potencial da cadeia é perdida sob a forma de calor, logo, quanto menor a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismos envolvidos.

As cadeias alimentares estão interligadas em uma rede chamada rede alimentar ou rede trófica.

Componentes da cadeia alimentar

Produtores: os produtores são os organismos autótrofos, ou seja, aqueles que produzem o próprio alimento através da fotossíntese. Os níveis de produtividade que os vegetais conseguem alcançar são fundamentais para a sobrevivência dos organismos. Esta produtividade primária pode ser prejudicada por vários fatores como falta de nutrientes no ambiente, por exemplo. As plantas, algas, bactérias e os fungos. A decomposição envolve liberação de energia e a conversão de substâncias orgânicas em elementos inorgânicos, processo chamado de mineralização. Os elementos inorgânicos são novamente utilizados pelas plantas, recomeçando o ciclo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com